SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96621 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2608 "inscrito_id" => 13641 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que apenas os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza e nutrindo o gosto pela ciência. Um dos fatores que contribuem para a dificuldade no aprendizado e a formação da má impressão da Física, segundo professores e alunos, é a difícil linguagem matemática que ela utiliza. Segundo eles, outros fatores também contribuem, tais como o grande distanciamento entre o que é lecionado dentro de sala e o mundo exterior a ela, o distanciamento entre professor e aluno e a falta de interdisciplinaridade. Relacionar matérias, levar experimentos para sala de aula, mostrar como que funciona na prática, apresentar JOGOS DIDÁTICOS faz com que o aluno se motive e tome gosto pela matéria estudada. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ENSINO FUNDAMENTAL, utilizando JOGOS DIDATICOCO. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três OFICINAS RELACIONADAS COM conceitos estudados no 9° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL, sendo eles: Energia,Ondas,Mecânica. Com o uso de recursos como e jogos didáticos em sala de aula, espera-se que ocorra uma mudança positiva no comportamento dos alunos. Em vez de serem apenas espectadores passivos do processo de aprendizagem, espera-se que os alunos se tornem mais participativos e engajados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13641_TB2608_30052023200850.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ APARECIDO DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Jose Silva" "autor_email" => "jose8796530642@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96621 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2608 "inscrito_id" => 13641 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O estudo da física é muito importante, pois coloca os alunos frente a situações concretas e reais, situações essas que apenas os princípios físicos podem responder, ajudando a compreender a natureza e nutrindo o gosto pela ciência. Um dos fatores que contribuem para a dificuldade no aprendizado e a formação da má impressão da Física, segundo professores e alunos, é a difícil linguagem matemática que ela utiliza. Segundo eles, outros fatores também contribuem, tais como o grande distanciamento entre o que é lecionado dentro de sala e o mundo exterior a ela, o distanciamento entre professor e aluno e a falta de interdisciplinaridade. Relacionar matérias, levar experimentos para sala de aula, mostrar como que funciona na prática, apresentar JOGOS DIDÁTICOS faz com que o aluno se motive e tome gosto pela matéria estudada. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ENSINO FUNDAMENTAL, utilizando JOGOS DIDATICOCO. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três OFICINAS RELACIONADAS COM conceitos estudados no 9° ANO DO ENSINO FUDAMENTAL, sendo eles: Energia,Ondas,Mecânica. Com o uso de recursos como e jogos didáticos em sala de aula, espera-se que ocorra uma mudança positiva no comportamento dos alunos. Em vez de serem apenas espectadores passivos do processo de aprendizagem, espera-se que os alunos se tornem mais participativos e engajados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13641_TB2608_30052023200850.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ APARECIDO DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Jose Silva" "autor_email" => "jose8796530642@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }