O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM TEA: RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96650 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2652 "inscrito_id" => 10954 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM TEA: RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho buscou compreender como ocorre o Atendimento Educacional Especial (AEE) de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), quais os recursos e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizados, bem como, conhecer o Transtorno do Espectro autista, sua causa, diagnóstico, além de explicitar a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem da criança com TEA. Sabendo que o ambiente escolar, pode proporcionar a todos os indivíduos condições de aprendizagem, trocas de saberes e o desenvolvimento cognitivo e social, compreendemos que a inclusão da criança com TEA na idade regular, tal qual preconiza a LDB, trará muitos benefícios, pois estes indivíduos terão a oportunidade de se desenvolver e superar as dificuldades advindas do transtorno. Compreende-se ainda que, além do AEE, a família, os professores, e toda a equipe escolar precisam ter conhecimento acerca do Transtorno do EspectroAutista, para que possam pensar estratégias que venham auxiliar no desenvolvimento da criança em sala de aula e fora dela. Nesse viés este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, como aporte teórico nos fundamentos em Marfinati e Abrão (2014), Baptista (2006) e documentos normativos da educação. Conclui-se que o AEE é de suma importância para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ajudar a criança com TEA superar suas dificuldades e potencializar suas habilidades, visto que o profissional atuante responsável irá fazer uma avaliação individual de cada aluno e a partir desta, elaborar seu plano de ensino pautado em suas particularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10954_TB2652_08052023161631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIVIA PEREIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Kivia Queiroz" "autor_email" => "kiviapereira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96650 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2652 "inscrito_id" => 10954 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM TEA: RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho buscou compreender como ocorre o Atendimento Educacional Especial (AEE) de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), quais os recursos e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizados, bem como, conhecer o Transtorno do Espectro autista, sua causa, diagnóstico, além de explicitar a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem da criança com TEA. Sabendo que o ambiente escolar, pode proporcionar a todos os indivíduos condições de aprendizagem, trocas de saberes e o desenvolvimento cognitivo e social, compreendemos que a inclusão da criança com TEA na idade regular, tal qual preconiza a LDB, trará muitos benefícios, pois estes indivíduos terão a oportunidade de se desenvolver e superar as dificuldades advindas do transtorno. Compreende-se ainda que, além do AEE, a família, os professores, e toda a equipe escolar precisam ter conhecimento acerca do Transtorno do EspectroAutista, para que possam pensar estratégias que venham auxiliar no desenvolvimento da criança em sala de aula e fora dela. Nesse viés este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, como aporte teórico nos fundamentos em Marfinati e Abrão (2014), Baptista (2006) e documentos normativos da educação. Conclui-se que o AEE é de suma importância para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ajudar a criança com TEA superar suas dificuldades e potencializar suas habilidades, visto que o profissional atuante responsável irá fazer uma avaliação individual de cada aluno e a partir desta, elaborar seu plano de ensino pautado em suas particularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10954_TB2652_08052023161631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIVIA PEREIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Kivia Queiroz" "autor_email" => "kiviapereira1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }