O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96689 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 11579 "titulo" => "O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS" "resumo" => "O ensino dos modelos atômicos é um conceito químico fundamental na compreensão da estrutura da matéria e das reações químicas. Todavia, o processo de ensino-aprendizagem dos modelos atômicos apresenta algumas dificuldades devido à necessidade de se compreender conceitos abstratos, o que requer um alto nível de visualização e imaginação espacial, além da falta de conexão com o mundo real. Como proposta para minimizar tais dificuldades, este trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência educacional com o uso de maquetes em uma aula sobre modelos atômicos, desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tal programa é uma iniciativa do governo federal para aprimorar a formação de professores por meio da vivência em escolas públicas. Nele, os residentes são capazes de desenvolver propostas educacionais inovadoras que, muitas vezes, o professor lotado em sala de aula não dispõe de tempo para busca, preparo e execução. Assim, participaram 29 alunos de duas turmas de 1° ano do ensino médio (14 e 15 alunos, respectivamente) de uma escola pública em São Raimundo Nonato-PI. A sequência didática ocorreu em quatro aulas: na primeira, os modelos atômicos foram apresentados. Na seguinte, os alunos foram divididos em grupos e começaram a construir as maquetes e os cartazes, com bolas de isopor, arames, palitos, cartolinas, tintas e canetas. Na terceira, finalizaram a construção das maquetes e, na última, apresentaram um seminário do trabalho elaborado. Dessa forma, conclui-se que o uso de maquetes no ensino de modelos atômicos apresentou diversas vantagens, incluindo a visualização tridimensional, o que favoreceu a compreensão de conceitos abstratos, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe. As maquetes tornaram o aprendizado mais lúdico, interativo e acessível, especialmente ao se considerar os diferentes estilos de aprendizagem apresentados pelos alunos, tornando-os protagonistas no processo de construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11579_TB2705_04102023225231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANKA DA COSTA REIS" "autor_nome_curto" => "Yanka Reis" "autor_email" => "yankadacostareis2538@gmai" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96689 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 11579 "titulo" => "O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS" "resumo" => "O ensino dos modelos atômicos é um conceito químico fundamental na compreensão da estrutura da matéria e das reações químicas. Todavia, o processo de ensino-aprendizagem dos modelos atômicos apresenta algumas dificuldades devido à necessidade de se compreender conceitos abstratos, o que requer um alto nível de visualização e imaginação espacial, além da falta de conexão com o mundo real. Como proposta para minimizar tais dificuldades, este trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência educacional com o uso de maquetes em uma aula sobre modelos atômicos, desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Tal programa é uma iniciativa do governo federal para aprimorar a formação de professores por meio da vivência em escolas públicas. Nele, os residentes são capazes de desenvolver propostas educacionais inovadoras que, muitas vezes, o professor lotado em sala de aula não dispõe de tempo para busca, preparo e execução. Assim, participaram 29 alunos de duas turmas de 1° ano do ensino médio (14 e 15 alunos, respectivamente) de uma escola pública em São Raimundo Nonato-PI. A sequência didática ocorreu em quatro aulas: na primeira, os modelos atômicos foram apresentados. Na seguinte, os alunos foram divididos em grupos e começaram a construir as maquetes e os cartazes, com bolas de isopor, arames, palitos, cartolinas, tintas e canetas. Na terceira, finalizaram a construção das maquetes e, na última, apresentaram um seminário do trabalho elaborado. Dessa forma, conclui-se que o uso de maquetes no ensino de modelos atômicos apresentou diversas vantagens, incluindo a visualização tridimensional, o que favoreceu a compreensão de conceitos abstratos, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe. As maquetes tornaram o aprendizado mais lúdico, interativo e acessível, especialmente ao se considerar os diferentes estilos de aprendizagem apresentados pelos alunos, tornando-os protagonistas no processo de construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11579_TB2705_04102023225231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANKA DA COSTA REIS" "autor_nome_curto" => "Yanka Reis" "autor_email" => "yankadacostareis2538@gmai" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }