FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PROPOSIÇÕES LEGAIS E DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2806 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PROPOSIÇÕES LEGAIS E DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "Este texto tem por objetivo discutir as mudanças e retrocessos na formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), tomando por base as novas diretrizes da formação de professores e a proposta de uma nova política de Educação Especial. Apoiando-se na abordagem qualitativa, o estudo realiza uma pesquisa documental acerca das seguintes legislações: Parecer CNE/CP n° 22/2019, Resolução CNE/CP n° 02/2019, Resolução CNE/CP n° 01/2020 e Decreto n° 10.502/2020. Como resultados, conclui-se que as mudanças propostas nos últimos anos, com a publicação de documentos que visam reformular a formação dos professores em geral e do AEE em particular, representam o desmonte das conquistas sociais com relação à formação docente, associado, na realidade, aos interesses neoliberais em curso na educação nacional e internacional. Mesmo que o AEE seja apenas um segmento docente a ser atingido por essas mudanças, os riscos de fragilização e de descaracterização da formação para esse serviço são iminentes e devem ser combatidos por todos aqueles que acreditam no potencial da inclusão em educação, subsumida, nos últimos tempos, com a proposta de uma nova política de Educação Especial. Muito embora o Decreto n° 10.502/2020 tenha sido revogado recentemente, e as diretrizes da formação de professores ainda não tenham sido aderidas pela maioria das universidades, o momento convida a todos a pensarem que tipo de formação se almeja para os professores no Brasil, evidentemente, garantindo os avanços e combatendo retrocessos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14041_TB2806_11112023172436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2806 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PROPOSIÇÕES LEGAIS E DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "Este texto tem por objetivo discutir as mudanças e retrocessos na formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), tomando por base as novas diretrizes da formação de professores e a proposta de uma nova política de Educação Especial. Apoiando-se na abordagem qualitativa, o estudo realiza uma pesquisa documental acerca das seguintes legislações: Parecer CNE/CP n° 22/2019, Resolução CNE/CP n° 02/2019, Resolução CNE/CP n° 01/2020 e Decreto n° 10.502/2020. Como resultados, conclui-se que as mudanças propostas nos últimos anos, com a publicação de documentos que visam reformular a formação dos professores em geral e do AEE em particular, representam o desmonte das conquistas sociais com relação à formação docente, associado, na realidade, aos interesses neoliberais em curso na educação nacional e internacional. Mesmo que o AEE seja apenas um segmento docente a ser atingido por essas mudanças, os riscos de fragilização e de descaracterização da formação para esse serviço são iminentes e devem ser combatidos por todos aqueles que acreditam no potencial da inclusão em educação, subsumida, nos últimos tempos, com a proposta de uma nova política de Educação Especial. Muito embora o Decreto n° 10.502/2020 tenha sido revogado recentemente, e as diretrizes da formação de professores ainda não tenham sido aderidas pela maioria das universidades, o momento convida a todos a pensarem que tipo de formação se almeja para os professores no Brasil, evidentemente, garantindo os avanços e combatendo retrocessos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14041_TB2806_11112023172436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }