A IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96889 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2965 "inscrito_id" => 3099 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As brincadeiras estão presentes em todos os contextos sociais e vários especialistas atestam sua importância não só no processo histórico-cultural, mas também no bom desenvolvimento social cognitivo; esta concepção influencia as práticas pedagógicas de inúmeras escolas, onde, quando bem direcionadas defende-se que elas podem trazer consideráveis benefícios que perduram por toda a vida do indivíduo, enquanto ele vai crescendo. Dessa forma, entender mais sobre esta temática torna-se cada vez mais necessário, pois sabe-se que esta prática na infância, a do brincar e do lúdico, é essencial no processo de formação humana. Quando estrategicamente bem estimulada, a partir das brincadeiras na educação infantil, a criança terá férteis possibilidades de desenvolvimento tanto cognitivo quanto motor, pois a brincadeira estimula o raciocínio e a imaginação, e permitem que a criança explore diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. Entretanto, para isso, faz-se necessário que o educador se conscientize de que uma abordagem pedagógica por intermédio do ato de brincar não pode significar desleixo ou ser aplicada sem o fundamento e o devido planejamento. Além de ser um direito da criança, o ato de brincar está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento intelectual, emocional e comunitário, pois permite que, a partir da interação com o meio e com o outro que o sujeito se descubra no mundo. Dito isso, o presente artigo tem como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica especializada na temática do aprendizado por meio do brincar na educação infantil. Para tanto, realizar\x02se-á um levantamento de informações a partir das obras de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991), Almeida (1992), Dallabona (2004), Froebel (1995) Garcia (2020), Nallin (2005), entre outros. Tentaremos, de uma forma inicial, discutir sobre o aprender brincando e o direito do aprender e do brincar, especificamente na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3099_TB2965_02102023204425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO BARBOZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO" "autor_email" => "alexsandro968@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96889 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2965 "inscrito_id" => 3099 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As brincadeiras estão presentes em todos os contextos sociais e vários especialistas atestam sua importância não só no processo histórico-cultural, mas também no bom desenvolvimento social cognitivo; esta concepção influencia as práticas pedagógicas de inúmeras escolas, onde, quando bem direcionadas defende-se que elas podem trazer consideráveis benefícios que perduram por toda a vida do indivíduo, enquanto ele vai crescendo. Dessa forma, entender mais sobre esta temática torna-se cada vez mais necessário, pois sabe-se que esta prática na infância, a do brincar e do lúdico, é essencial no processo de formação humana. Quando estrategicamente bem estimulada, a partir das brincadeiras na educação infantil, a criança terá férteis possibilidades de desenvolvimento tanto cognitivo quanto motor, pois a brincadeira estimula o raciocínio e a imaginação, e permitem que a criança explore diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. Entretanto, para isso, faz-se necessário que o educador se conscientize de que uma abordagem pedagógica por intermédio do ato de brincar não pode significar desleixo ou ser aplicada sem o fundamento e o devido planejamento. Além de ser um direito da criança, o ato de brincar está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento intelectual, emocional e comunitário, pois permite que, a partir da interação com o meio e com o outro que o sujeito se descubra no mundo. Dito isso, o presente artigo tem como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica especializada na temática do aprendizado por meio do brincar na educação infantil. Para tanto, realizar\x02se-á um levantamento de informações a partir das obras de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991), Almeida (1992), Dallabona (2004), Froebel (1995) Garcia (2020), Nallin (2005), entre outros. Tentaremos, de uma forma inicial, discutir sobre o aprender brincando e o direito do aprender e do brincar, especificamente na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3099_TB2965_02102023204425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO BARBOZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO" "autor_email" => "alexsandro968@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }