O ANTIGO MOSTRA-SE NO NOVO: HISTÓRIAS DE PENSADORES E PENSADORAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96964 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3074 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "O ANTIGO MOSTRA-SE NO NOVO: HISTÓRIAS DE PENSADORES E PENSADORAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar potencial de abordagem, em ambientes de formação educacional, sobre as contribuições que filósofos que também atuavam no campo da matemática trouxeram para o campo do conhecimento humano, de modo a colaborar com a socialização de saberes em torno das relações entre a história, a filosofia e a matemática. Assim, por meio de uma abordagem historiográfica, com análise de perspectiva qualitativa e coleta de dados em material bibliográfico e documental, intenta-se promover a história da ciência e do conhecimento matemático, evidenciando figuras desconhecidas e conhecidas, desde Hipátia, Al-khwarizmi a Júlio César de Melo, rememorando seus conceitos básicos. Para a fundamentação teórica serão utilizadas as propostas das teses de Mário Oliveira que, por sua vez, concentra-se em dados da história da matemática, trazendo uma base teórica e prática, e de Giovanni Reale que traz informações historiográficas e filosóficas acerca das dimensões básicas sobre legados na área da filosofia da matemática. Por fim, propõe-se que a partir de uma perspectiva histórica da matemática pode-se vislumbrar em ambientes de formação educacional, as contribuições que diferentes pensadores e pensadoras para o campo da matemática, da filosofia e da ciência matemática em épocas passados, mas que ainda têm uma relação simbiótica com as proposituras e avanços no campo da matemática e suas tecnologias em nossa contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15777_TB3074_16052023113535.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANIO FERREIRA LIMA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Gilvanio Ferrei" "autor_email" => "gilvaniojunior0@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96964 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3074 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "O ANTIGO MOSTRA-SE NO NOVO: HISTÓRIAS DE PENSADORES E PENSADORAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar potencial de abordagem, em ambientes de formação educacional, sobre as contribuições que filósofos que também atuavam no campo da matemática trouxeram para o campo do conhecimento humano, de modo a colaborar com a socialização de saberes em torno das relações entre a história, a filosofia e a matemática. Assim, por meio de uma abordagem historiográfica, com análise de perspectiva qualitativa e coleta de dados em material bibliográfico e documental, intenta-se promover a história da ciência e do conhecimento matemático, evidenciando figuras desconhecidas e conhecidas, desde Hipátia, Al-khwarizmi a Júlio César de Melo, rememorando seus conceitos básicos. Para a fundamentação teórica serão utilizadas as propostas das teses de Mário Oliveira que, por sua vez, concentra-se em dados da história da matemática, trazendo uma base teórica e prática, e de Giovanni Reale que traz informações historiográficas e filosóficas acerca das dimensões básicas sobre legados na área da filosofia da matemática. Por fim, propõe-se que a partir de uma perspectiva histórica da matemática pode-se vislumbrar em ambientes de formação educacional, as contribuições que diferentes pensadores e pensadoras para o campo da matemática, da filosofia e da ciência matemática em épocas passados, mas que ainda têm uma relação simbiótica com as proposituras e avanços no campo da matemática e suas tecnologias em nossa contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15777_TB3074_16052023113535.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANIO FERREIRA LIMA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Gilvanio Ferrei" "autor_email" => "gilvaniojunior0@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }