REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96986 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3104 "inscrito_id" => 13412 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO" "resumo" => "A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera o fim da pandemia de COVID-19 este ano. Isto é, apesar de a situação de emergência em saúde ter sido declarada por muitos países, inclusive o Brasil, oficialmente, ainda estamos em contexto pandêmico. Quando as aulas presenciais retornaram, em 2022, houve um longo período de adaptação, cada vez que os casos da doença tinham um aumento. Assim, habituamo-nos a oscilações entre ensino presencial, remoto e híbrido que, em muitos contextos, ainda perdura. Mesmo considerando o fim da pandemia oficialmente, sabemos que em muitos contextos, dentre eles o educacional, certas mudanças que ocorreram durante a pandemia continuarão, sejam elas de cuidados e higiene, sejam de (aumento do) uso de tecnologias digitais nas aulas, sejam ainda relativas ao uso de metodologias de ensino híbridas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. Para tal, apresentarei discussões de professoras/res universitárias/os e pesquisadoras/es brasileiras/os de línguas acerca de suas experiências nesse âmbito (WINFIELD; WILL, 2021; BEZERRA, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021; MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA; FERRAZ, 2021; STANKE; FERREIRA, 2022). Em seguida trarei um relato de minha experiência e reflexões sobre esse contexto. Espero que este trabalho possa contribuir somando-se às tantas reflexões que vem ocorrendo em todo o Brasil sobre o que é formar professores de línguas diante de tantos desafios e incertezas, no entanto, apontando possibilidades e perspectivas positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582e9b6dfff0_20122023101846.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 10:18:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA CASTRO" "autor_email" => "lucianaparnaiba@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96986 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3104 "inscrito_id" => 13412 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO" "resumo" => "A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera o fim da pandemia de COVID-19 este ano. Isto é, apesar de a situação de emergência em saúde ter sido declarada por muitos países, inclusive o Brasil, oficialmente, ainda estamos em contexto pandêmico. Quando as aulas presenciais retornaram, em 2022, houve um longo período de adaptação, cada vez que os casos da doença tinham um aumento. Assim, habituamo-nos a oscilações entre ensino presencial, remoto e híbrido que, em muitos contextos, ainda perdura. Mesmo considerando o fim da pandemia oficialmente, sabemos que em muitos contextos, dentre eles o educacional, certas mudanças que ocorreram durante a pandemia continuarão, sejam elas de cuidados e higiene, sejam de (aumento do) uso de tecnologias digitais nas aulas, sejam ainda relativas ao uso de metodologias de ensino híbridas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. Para tal, apresentarei discussões de professoras/res universitárias/os e pesquisadoras/es brasileiras/os de línguas acerca de suas experiências nesse âmbito (WINFIELD; WILL, 2021; BEZERRA, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021; MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA; FERRAZ, 2021; STANKE; FERREIRA, 2022). Em seguida trarei um relato de minha experiência e reflexões sobre esse contexto. Espero que este trabalho possa contribuir somando-se às tantas reflexões que vem ocorrendo em todo o Brasil sobre o que é formar professores de línguas diante de tantos desafios e incertezas, no entanto, apontando possibilidades e perspectivas positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582e9b6dfff0_20122023101846.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 10:18:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA CASTRO" "autor_email" => "lucianaparnaiba@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }