O desafio de alfabetização na idade adequada, até os 7 anos, já existia no Brasil, mas foi potencializado com a pandemia da Covid-19, quando houve a suspensão das aulas presenciais. Crianças que em 2020 ou 2021 estavam no primeiro e no segundo ano (do ensino fundamental I) e que tiveram modelos de aulas online ou híbridas, são aquelas que estão chegando no quarto e no quinto ano com deficit de aprendizagem e do processo de alfabetização. A iniciativa do projeto se deu devido a preocupação e percepção da professora regente, sobre as dificuldades encontradas em uma turma do 4º ano de uma escola pública referência no município. A turma composta por 20 alunos frequentes, com faixas etárias de 09 a 11 anos, onde a maioria não dominava habilidades essenciais de leitura e escrita previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e alguns estavam em níveis pré-silábicos em consequência do acesso desigual durante o ensino remoto. O projeto “Mundo da Leitura e Escrita” foi uma iniciativa simples para acelerar o processo de aprendizagem, durante o ano letivo de 2023, aliada a uma flexibilidade curricular, o mesmo é uma adaptação do projeto “Feed Literário”, da professora, Jéssica Silva, do Rio de Janeiro. As atividades consistiam em escolher um aluno diariamente através de sorteio, para levar para casa uma pasta contendo um “caderno” com vários gêneros textuais para leitura e produções escritas, contendo lápis grafite, borracha, apontador e lápis para colorir que seriam devolvidos no dia seguinte, após a socialização com a turma. Os principais objetivos envolvidos formam o enfrentamento os impactos e a defasagem provocados na aprendizagem dos alunos pela pandemia do Coronavírus, acolhimento e engajamento das famílias, cultivo do senso de responsabilidade e coletividade.