SHOW DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97080 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3217 "inscrito_id" => 10322 "titulo" => "SHOW DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O estágio supervisionado II – Ensino Médio do curso de licenciatura plena em química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), proporcionam ao acadêmico a vivência do cotidiano como profissional, podendo o estagiário se familiarizar com a profissão. O estágio proporciona enxergar como é a estrutura física e humana da escola, tendo uma percepção de professor em formação. Como afirma Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da sua identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio supervisionado II foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Senador João Cleofas de Oliveira, sob a orientação do professor supervisor Augusto Nascimento, o qual dar aula na eletiva de química – Show da Química, sendo uma disciplina optativa composta por alunos de séries mistas. O professor realizou vários experimentos investigativos. Durante as observações do campo de estudo foi perceptível as dificuldades do manuseio técnico dos alunos para a realização dos experimentos, com a autorização do professor supervisor realizou-se a intervenção. Durante a prática de estágio supervisionado II nos deparamos com situações desafiadoras. O primeiro desafio foi estrutural, o segundo foi os alunos não tinham conhecimento dos riscos associados para preparar a solução e o terceiro foi elaborar um plano de aula para a aula da Eletiva Show da Química que é experimental. Ficou evidenciado durante observação, intervenção e a regência do estágio que a prática e a teoria caminham juntos, porque a teoria vem da prática refletida e a prática refletida nasce da teoria, sendo que o ponto nodal entre a teoria e a prática é a técnica, principalmente no ensino de ciências da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10322_TB3217_04102023235826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "APOLONIO JARDESON DOS SANTOS ANASTACIO" "autor_nome_curto" => "APOLONIO JARDES" "autor_email" => "apoloniojardeson@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97080 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3217 "inscrito_id" => 10322 "titulo" => "SHOW DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O estágio supervisionado II – Ensino Médio do curso de licenciatura plena em química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), proporcionam ao acadêmico a vivência do cotidiano como profissional, podendo o estagiário se familiarizar com a profissão. O estágio proporciona enxergar como é a estrutura física e humana da escola, tendo uma percepção de professor em formação. Como afirma Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da sua identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio supervisionado II foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Senador João Cleofas de Oliveira, sob a orientação do professor supervisor Augusto Nascimento, o qual dar aula na eletiva de química – Show da Química, sendo uma disciplina optativa composta por alunos de séries mistas. O professor realizou vários experimentos investigativos. Durante as observações do campo de estudo foi perceptível as dificuldades do manuseio técnico dos alunos para a realização dos experimentos, com a autorização do professor supervisor realizou-se a intervenção. Durante a prática de estágio supervisionado II nos deparamos com situações desafiadoras. O primeiro desafio foi estrutural, o segundo foi os alunos não tinham conhecimento dos riscos associados para preparar a solução e o terceiro foi elaborar um plano de aula para a aula da Eletiva Show da Química que é experimental. Ficou evidenciado durante observação, intervenção e a regência do estágio que a prática e a teoria caminham juntos, porque a teoria vem da prática refletida e a prática refletida nasce da teoria, sendo que o ponto nodal entre a teoria e a prática é a técnica, principalmente no ensino de ciências da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10322_TB3217_04102023235826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "APOLONIO JARDESON DOS SANTOS ANASTACIO" "autor_nome_curto" => "APOLONIO JARDES" "autor_email" => "apoloniojardeson@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }