PEDAGOGIA ÉTICA E SOLIDARIEDADE: CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97105 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3249 "inscrito_id" => 15105 "titulo" => "PEDAGOGIA ÉTICA E SOLIDARIEDADE: CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO NA SALA DE AULA" "resumo" => "O atual panorama socioeconómico do Brasil, onde a crise da desigualdade está presente em toda a parte, convida a escola a refletir sobre o seu papel na sociedade. Assim, o objetivo desta comunicação é realizar uma reflexão a partir de uma análise crítica do contexto a partir de uma filosofia pedagógica ética e solidária, a fim de melhorar a competência socioafetiva dos alunos nas escolas e, com isso, da sociedade. Propõe-se como tese apresentar o sistema educativo a partir de uma abordagem humanista, onde os problemas dos "outros" são entendidos como nossas responsabilidades e a pedagogia atua como agente reivindicador do ser a partir da ética da solidariedade. A metodologia utilizada para este trabalho foi a abordagem qualitativa do tipo hermenêutico-crítico. Consequentemente, propõe-se, a partir da análise crítica, a construção de um novo aparato sistémico onde o bem-estar coletivo desterra a individualidade enraizada como produto da globalização, tornando assim a solidariedade e a pedagogia ética no aparato reflexivo do ser que busca a sua emancipação para alcançar a tão almejada igualdade social. Conclui-se que, diante da necessidade de mudança global, a pedagogia solidária e ética surge como o caminho a ser seguido para o bem comum, onde a reflexão interna do ser torna-se uma ação político coletiva inculcada a partir da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15105_TB3249_19052023151903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINIQUE SUSIE EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "DOMINIQUE" "autor_email" => "dominique.evangelista@fac" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97105 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3249 "inscrito_id" => 15105 "titulo" => "PEDAGOGIA ÉTICA E SOLIDARIEDADE: CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO NA SALA DE AULA" "resumo" => "O atual panorama socioeconómico do Brasil, onde a crise da desigualdade está presente em toda a parte, convida a escola a refletir sobre o seu papel na sociedade. Assim, o objetivo desta comunicação é realizar uma reflexão a partir de uma análise crítica do contexto a partir de uma filosofia pedagógica ética e solidária, a fim de melhorar a competência socioafetiva dos alunos nas escolas e, com isso, da sociedade. Propõe-se como tese apresentar o sistema educativo a partir de uma abordagem humanista, onde os problemas dos "outros" são entendidos como nossas responsabilidades e a pedagogia atua como agente reivindicador do ser a partir da ética da solidariedade. A metodologia utilizada para este trabalho foi a abordagem qualitativa do tipo hermenêutico-crítico. Consequentemente, propõe-se, a partir da análise crítica, a construção de um novo aparato sistémico onde o bem-estar coletivo desterra a individualidade enraizada como produto da globalização, tornando assim a solidariedade e a pedagogia ética no aparato reflexivo do ser que busca a sua emancipação para alcançar a tão almejada igualdade social. Conclui-se que, diante da necessidade de mudança global, a pedagogia solidária e ética surge como o caminho a ser seguido para o bem comum, onde a reflexão interna do ser torna-se uma ação político coletiva inculcada a partir da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15105_TB3249_19052023151903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINIQUE SUSIE EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "DOMINIQUE" "autor_email" => "dominique.evangelista@fac" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }