O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO ESCOLAR MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DO BAIXO NÍVEL DE ALFABETISMO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, BAHIA/BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97134 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3288 "inscrito_id" => 10499 "titulo" => "O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO ESCOLAR MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DO BAIXO NÍVEL DE ALFABETISMO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, BAHIA/BRASIL" "resumo" => "O presente artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória, de caráter descritiva-explicativa (abordagem qualitativa), que buscou analisar e discutir o processo de gestão do Programa Novo Mais Educação, durante os anos de 2017 e 2018, em seis escolas públicas municipais, na cidade de Xique-Xique Bahia/Brasil, com o intuito de compreender a relevância da atuação dos gestores escolares frente ao desafio de transformar o referido Programa em um importante instrumento de enfrentamento da problemática do baixo nível de alfabetismo, nos anos finais do Ensino fundamental. Essa investigação pautou-se em pressupostos teóricos e metodológicos que ajudaram na compreensão do fenômeno pesquisado, sinalizando que, apesar da existência de falhas e percalços, no processo de implantação, a atuação dos gestão escolar foi fundamental para garantir a eficiência da proposta pedagógica implantada, intervindo, de forma adequada, para que essa proposta política educativa obtivesse êxito no propósito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e, com isso, transformar positivamente a condição educativa dos alunos atendidos (em especial a dos semianalfabetos), elevando seus níveis de alfabetismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10499_TB3288_10112023204954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKLANE NUNES RABELO" "autor_nome_curto" => "JAKLANE NUNES R" "autor_email" => "lanerabelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97134 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3288 "inscrito_id" => 10499 "titulo" => "O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA A GESTÃO ESCOLAR MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DO BAIXO NÍVEL DE ALFABETISMO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE EDUCATIVA DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, BAHIA/BRASIL" "resumo" => "O presente artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória, de caráter descritiva-explicativa (abordagem qualitativa), que buscou analisar e discutir o processo de gestão do Programa Novo Mais Educação, durante os anos de 2017 e 2018, em seis escolas públicas municipais, na cidade de Xique-Xique Bahia/Brasil, com o intuito de compreender a relevância da atuação dos gestores escolares frente ao desafio de transformar o referido Programa em um importante instrumento de enfrentamento da problemática do baixo nível de alfabetismo, nos anos finais do Ensino fundamental. Essa investigação pautou-se em pressupostos teóricos e metodológicos que ajudaram na compreensão do fenômeno pesquisado, sinalizando que, apesar da existência de falhas e percalços, no processo de implantação, a atuação dos gestão escolar foi fundamental para garantir a eficiência da proposta pedagógica implantada, intervindo, de forma adequada, para que essa proposta política educativa obtivesse êxito no propósito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e, com isso, transformar positivamente a condição educativa dos alunos atendidos (em especial a dos semianalfabetos), elevando seus níveis de alfabetismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10499_TB3288_10112023204954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKLANE NUNES RABELO" "autor_nome_curto" => "JAKLANE NUNES R" "autor_email" => "lanerabelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }