O presente artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória, de caráter descritiva-explicativa (abordagem qualitativa), que buscou analisar e discutir o processo de gestão do Programa Novo Mais Educação, durante os anos de 2017 e 2018, em seis escolas públicas municipais, na cidade de Xique-Xique Bahia/Brasil, com o intuito de compreender a relevância da atuação dos gestores escolares frente ao desafio de transformar o referido Programa em um importante instrumento de enfrentamento da problemática do baixo nível de alfabetismo, nos anos finais do Ensino fundamental. Essa investigação pautou-se em pressupostos teóricos e metodológicos que ajudaram na compreensão do fenômeno pesquisado, sinalizando que, apesar da existência de falhas e percalços, no processo de implantação, a atuação dos gestão escolar foi fundamental para garantir a eficiência da proposta pedagógica implantada, intervindo, de forma adequada, para que essa proposta política educativa obtivesse êxito no propósito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e, com isso, transformar positivamente a condição educativa dos alunos atendidos (em especial a dos semianalfabetos), elevando seus níveis de alfabetismo.