A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES DE ALFABETIZAÇÃO: UM DIÁLOGO SOBRE A BASE TEÓRICA E A PRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 3637 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES DE ALFABETIZAÇÃO: UM DIÁLOGO SOBRE A BASE TEÓRICA E A PRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada em uma escola de Ensino Fundamental nos anos iniciais no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores sobre sua formação inicial (graduação), a base teórica e quais suas influências na prática pedagógica. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam de 1ª a 3ª série do ensino fundamental na rede municipal de ensino. O problema de pesquisa visou responder: como a formação inicial dos professores que atuam como alfabetizadores têm influencia ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, e questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico, foram destacando os documentos norteadores nacionais, como a BNCC e algumas concepções sobre Alfabetização e Letramento que fundamentam as práticas relacionadas à alfabetização. Concluímos por meio da pesquisa realizada que, apesar de considerarem as bases teóricas obtidas na formação inicial, graduação, os professores participantes ainda priorizam as metodologias que foram utilizadas para alfabetizá-los, justificando serem mais eficazes e também acreditam na eficiência da decodificação de símbolos deixando em segundo plano a prioridade da literacia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3637_TB3295_20052023113017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosane.souza@seduc.net" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 3637 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES DE ALFABETIZAÇÃO: UM DIÁLOGO SOBRE A BASE TEÓRICA E A PRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada em uma escola de Ensino Fundamental nos anos iniciais no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores sobre sua formação inicial (graduação), a base teórica e quais suas influências na prática pedagógica. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam de 1ª a 3ª série do ensino fundamental na rede municipal de ensino. O problema de pesquisa visou responder: como a formação inicial dos professores que atuam como alfabetizadores têm influencia ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, e questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico, foram destacando os documentos norteadores nacionais, como a BNCC e algumas concepções sobre Alfabetização e Letramento que fundamentam as práticas relacionadas à alfabetização. Concluímos por meio da pesquisa realizada que, apesar de considerarem as bases teóricas obtidas na formação inicial, graduação, os professores participantes ainda priorizam as metodologias que foram utilizadas para alfabetizá-los, justificando serem mais eficazes e também acreditam na eficiência da decodificação de símbolos deixando em segundo plano a prioridade da literacia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3637_TB3295_20052023113017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosane.souza@seduc.net" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }