Dentre os efeitos da Pandemia de Covid 19 e do isolamento social dela decorrente está a consolidação do uso das plataformas digitais nas práticas escolares (VIDAL, 2022). O Filósofo Michel Serres já chamava a atenção para o que ele denominou como sendo uma travessia que estamos fazendo em direção a um novo tempo da história humana. Numa das extremidades dessa fenda estão os jovens aos quais pretendemos ensinar. Ao passo que as estruturas do ensino parecem datar de um tempo em que os seres humanos e o mundo eram algo que não o são mais. Nesse trabalho que resulta de um estudo bibliográfico em que se dialoga com autores do campo da Filosofia da Educação, buscou-se problematizar essa discussão a partir das reflexões de: Educação, Criação, Liberdade e as Analogias com a paideia grega em Pólicles de Agostinho da Silva (2019); A Educação e Ignorância, a emancipação intelectual e as críticas à educação moderna em O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2011); a discussão de uma Terceira Educação – transformação e inventividade na proposta pedagógica de Michel Serres exposta na Polegarzinha (2018). Tendo como lugar de fala a experiência de uma Professora de Estágio Supervisionado na Licenciatura em História, e as elocubrações teóricas e metodológicas promovidas na Disciplina de Teorias da Educação no Curso de Doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Espera-se contribuir para ampliar as fronteiras do debate entre Filosofia, Formação de professores e Ensino de História.