A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97181 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3356 "inscrito_id" => 6876 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta dinâmica de produção de jogos didáticos de alfabetização durante as aulas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, localizada em Icó, Ceará, com foco na construção das diversas aprendizagens necessárias ao crescimento pessoal e educativo do público-alvo. Objetivando contribuir para um desenvolvimento pleno e integral dos/as estudantes da EJA, cujas vivências escolares somam anos de ausência do chão da sala de aula, a presente pesquisa busca propiciar, de forma humanizada e divertida, a ampliação da visão crítica enquanto sujeitos inacabados frente às realidades e os diversos contextos em que os mesmos estão inseridos. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com estudantes, análises de jogos didáticos já existentes na biblioteca da escola, oficinas e entrevistas, serão critérios e instrumentos de coletas de dados, visando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem por meio de produção de jogos de alfabetização como uma oportunidade para o aperfeiçoamento de habilidades de coordenação motora, de compreensão, de vocabulário, de domínio das letras e de consciência fonológica, proporcionando, assim, um ambiente escolar alicerçado na equidade da qual a educação precisa para se firmar e se mostrar a cada dia como a principal ferramenta capaz de transformar vidas e inserir os cidadãos e cidadãs na sociedade como sujeitos participativos. Desta forma, enfatizando a importância do ensino e das aprendizagens da Educação de Jovens e Adultos, este trabalho contribuirá para o crescimento pessoal e educativo dos pares, bem como com o fortalecimento da atuação pedagógica nessa etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6876_TB3356_22052023090823.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97181 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3356 "inscrito_id" => 6876 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta dinâmica de produção de jogos didáticos de alfabetização durante as aulas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, localizada em Icó, Ceará, com foco na construção das diversas aprendizagens necessárias ao crescimento pessoal e educativo do público-alvo. Objetivando contribuir para um desenvolvimento pleno e integral dos/as estudantes da EJA, cujas vivências escolares somam anos de ausência do chão da sala de aula, a presente pesquisa busca propiciar, de forma humanizada e divertida, a ampliação da visão crítica enquanto sujeitos inacabados frente às realidades e os diversos contextos em que os mesmos estão inseridos. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com estudantes, análises de jogos didáticos já existentes na biblioteca da escola, oficinas e entrevistas, serão critérios e instrumentos de coletas de dados, visando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem por meio de produção de jogos de alfabetização como uma oportunidade para o aperfeiçoamento de habilidades de coordenação motora, de compreensão, de vocabulário, de domínio das letras e de consciência fonológica, proporcionando, assim, um ambiente escolar alicerçado na equidade da qual a educação precisa para se firmar e se mostrar a cada dia como a principal ferramenta capaz de transformar vidas e inserir os cidadãos e cidadãs na sociedade como sujeitos participativos. Desta forma, enfatizando a importância do ensino e das aprendizagens da Educação de Jovens e Adultos, este trabalho contribuirá para o crescimento pessoal e educativo dos pares, bem como com o fortalecimento da atuação pedagógica nessa etapa de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6876_TB3356_22052023090823.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }