Este trabalho traz uma proposta dinâmica de produção de jogos didáticos de alfabetização durante as aulas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, localizada em Icó, Ceará, com foco na construção das diversas aprendizagens necessárias ao crescimento pessoal e educativo do público-alvo. Objetivando contribuir para um desenvolvimento pleno e integral dos/as estudantes da EJA, cujas vivências escolares somam anos de ausência do chão da sala de aula, a presente pesquisa busca propiciar, de forma humanizada e divertida, a ampliação da visão crítica enquanto sujeitos inacabados frente às realidades e os diversos contextos em que os mesmos estão inseridos. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com estudantes, análises de jogos didáticos já existentes na biblioteca da escola, oficinas e entrevistas, serão critérios e instrumentos de coletas de dados, visando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem por meio de produção de jogos de alfabetização como uma oportunidade para o aperfeiçoamento de habilidades de coordenação motora, de compreensão, de vocabulário, de domínio das letras e de consciência fonológica, proporcionando, assim, um ambiente escolar alicerçado na equidade da qual a educação precisa para se firmar e se mostrar a cada dia como a principal ferramenta capaz de transformar vidas e inserir os cidadãos e cidadãs na sociedade como sujeitos participativos. Desta forma, enfatizando a importância do ensino e das aprendizagens da Educação de Jovens e Adultos, este trabalho contribuirá para o crescimento pessoal e educativo dos pares, bem como com o fortalecimento da atuação pedagógica nessa etapa de ensino.