MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97230 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 16728 "titulo" => "MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16728_TB3417_20112023184500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELITON SANCLER GOMES SALES" "autor_nome_curto" => "ELITON" "autor_email" => "elitonsancler@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97230 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 16728 "titulo" => "MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16728_TB3417_20112023184500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELITON SANCLER GOMES SALES" "autor_nome_curto" => "ELITON" "autor_email" => "elitonsancler@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }