A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97264 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3467 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12914_TB3467_19112023112404.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bkellybio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97264 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3467 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS PRESENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A parceria existente entre a educação e saúde visa, dentre outros objetivos, mitigar os problemas mais comuns de saúde e trazer conhecimentos necessários sobre o corpo e o bem-estar. Devido a sua importância, as discussões sobre as temáticas relacionadas a promoção da saúde devem ser sempre incentivadas. Este trabalho buscou analisar os conteúdos relacionados a saúde bem como a sua sequência para a disciplina de ciências na Base Nacional Comum Curricular da segunda etapa do Ensino fundamental. Foi realizada uma análise da BNCC, seguindo a metodologia de Bardin. Algumas temáticas relacionadas a saúde se destacaram: no 6º ano aparecem habilidades relacionadas ao estudo dos sistemas nervoso e muscular, além da visão e dos efeitos das substâncias psicoativas; no 7º ano, a ênfase é dada para os programas e indicadores de saúde pública, destacando a importância da vacinação; no 8º ano, a temática da sexualidade é a que se destaca, incluindo o papel dos sistemas endócrino e genital além de reflexões sobre puberdade, métodos contraceptivos e ISTs; por fim, no 9º ano, são abordadas as questões relacionadas a hereditariedade e as aplicações da radiação na saúde. Considerando que a saúde é imprescindível para a qualidade de vida de um indivíduo e da sociedade, conclui-se que outras temáticas poderiam ser incluídas, especialmente as relacionadas ao corpo humano e aos táxons animais, vegetais e de microrganismos de interesse médico que não são abordados pela BNCC nessa etapa de ensino. O estudo dos sistemas cardiovascular, respiratório, urinário, linfático, imunológico, entre outros pode trazer noções de funcionamento do corpo e de autocuidados necessários para a manutenção de um corpo equilibrado, saudável. O estudo de animais e outros seres vivos de interesse médico pode ajudar na prevenção de zoonoses, bem como outros problemas de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12914_TB3467_19112023112404.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bkellybio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }