DANTAS, Ahirton Jordão Flores. Matemática e os temas transversais.. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9733>. Acesso em: 24/11/2024 22:57
ResumoAs aulas de matemática estão cada vez mais se constituindo como aulas de rápido raciocínio lógico, envolvendo questões-problemas que buscam soluções claras e imediatas. Esta característica deixa de lado o envolvimento social e cultural em sala de aula, perdendo-se nas aulas duras e secas, onde o ensino se detém somente aos cálculos e demonstrações, sendo que o aluno tem como obrigação assimilar todo o conteúdo matemático, muitas vezes sem uma reflexão sobre seu significado ou suas possíveis aplicações no cotidiano. O trabalho realizado com alunos da Educação Básica em escolas contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/URCA, objetiva, nas aulas de matemática, abrir espaços que possam envolver os temas transversais propostos pelos PCN, tais como, orientação sexual, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência PIBID/URCA desenvolvida na Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra, no município de Crato – CE, pelo subprojeto de Licenciatura em Matemática, experiência esta que ofereceu um contato direto com os alunos a esses respectivos temas transversais, aplicando questões-problemas que enunciem tal demanda de assunto, recorrendo aos conteúdos matemáticos e unindo a disciplina com outas demais matérias como historia e geografia por exemplo. Resultados preliminares apontam para uma possível inclusão, aceitação e respeito pelo novo a partir do momento em que se trabalham tais temas na sala de aula, levantando também o índice de aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo em que inclui todos em um só meio, o da aprendizagem. Palavras Chaves: Educação Matemática; Temas Transversais; Ensino Aprendizagem.