ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3604 "inscrito_id" => 11845 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O educador possui um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, logo, estes tornam-se sujeitos essenciais para o progresso educacional da sociedade. Por isso, o entendimento das características inerentes ao trabalho docente é relevante, porque fornece subsídios teórico-práticos que podem contribuir no fortalecimento do fenômeno educativo. O presente artigo enquadra-se no contexto da pesquisa qualitativa, tendo uma abordagem exploratória e descritiva acerca do perfil profissional de dezenove professores/as das disciplinas de Ciências/Biologia de quatorze instituições escolares da rede estadual do município de Campina Grande — PB. O percurso metodológico adotado para coleta de dados deu-se a partir de um questionário fechado com três perguntas sobre aspectos do gênero, tipologia escolar, formação acadêmica, turmas e níveis de ensino. Com o apoio desse instrumento, foi possível ordenar as respostas em um editor de planilhas eletrônicas que auxiliou na sistematização das representações gráficas e no processamento da porcentagem (%) dos percentuais das alternativas. Após a análise das informações obtidas, obtivemos nos resultados uma predominância de mulheres atuando no magistério científico, concentração acentuada dos educadores/as no ensino médio e a qualificação de graduação na licenciatura/bacharelado em Ciências Biológicas sendo exibida apenas pela metade dos investigados, enquanto, que uma outra parcela da amostra ministra o conteúdo de Ciências com habilitação em outras áreas. Diante do exposto, identificamos que os aspectos experienciais do grupo mostram-se como elementos úteis nos momentos de planejamento e na regência das aulas. Contudo, o trabalho também permitiu refletir a respeito da presença de variáveis externas que influenciam na organização do espaço educativo, sendo a falta de critérios imparciais na seleção do corpo docente a evidência mais preocupante, uma vez que tal prática permite a adesão de indivíduos sem a capacitação básica, precarizando os saberes específicos dos biólogos na construção de práticas e conceitos científicos no escopo da educação formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11845_TB3604_11122023103218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KÊNIA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA KÊNIA" "autor_email" => "larissa.oliveira@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3604 "inscrito_id" => 11845 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O educador possui um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, logo, estes tornam-se sujeitos essenciais para o progresso educacional da sociedade. Por isso, o entendimento das características inerentes ao trabalho docente é relevante, porque fornece subsídios teórico-práticos que podem contribuir no fortalecimento do fenômeno educativo. O presente artigo enquadra-se no contexto da pesquisa qualitativa, tendo uma abordagem exploratória e descritiva acerca do perfil profissional de dezenove professores/as das disciplinas de Ciências/Biologia de quatorze instituições escolares da rede estadual do município de Campina Grande — PB. O percurso metodológico adotado para coleta de dados deu-se a partir de um questionário fechado com três perguntas sobre aspectos do gênero, tipologia escolar, formação acadêmica, turmas e níveis de ensino. Com o apoio desse instrumento, foi possível ordenar as respostas em um editor de planilhas eletrônicas que auxiliou na sistematização das representações gráficas e no processamento da porcentagem (%) dos percentuais das alternativas. Após a análise das informações obtidas, obtivemos nos resultados uma predominância de mulheres atuando no magistério científico, concentração acentuada dos educadores/as no ensino médio e a qualificação de graduação na licenciatura/bacharelado em Ciências Biológicas sendo exibida apenas pela metade dos investigados, enquanto, que uma outra parcela da amostra ministra o conteúdo de Ciências com habilitação em outras áreas. Diante do exposto, identificamos que os aspectos experienciais do grupo mostram-se como elementos úteis nos momentos de planejamento e na regência das aulas. Contudo, o trabalho também permitiu refletir a respeito da presença de variáveis externas que influenciam na organização do espaço educativo, sendo a falta de critérios imparciais na seleção do corpo docente a evidência mais preocupante, uma vez que tal prática permite a adesão de indivíduos sem a capacitação básica, precarizando os saberes específicos dos biólogos na construção de práticas e conceitos científicos no escopo da educação formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11845_TB3604_11122023103218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KÊNIA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA KÊNIA" "autor_email" => "larissa.oliveira@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }