A educação tem um papel transformador importante na vida do ser humano. Estimular significados e em algumas situações ressignificar, é fundamental para proporcionar oportunidades na construção do conhecimento, tornando-os sujeitos autônomos, capazes de resolver seus problemas cotidianos, críticos, reflexivos e estimulando o alcance do seu projeto de vida, independentemente de suas circunstâncias. Nesse sentido, foi realizado uma aula de prática experimental com estudantes que cumprem medidas socioeducativas, corroborando com Constituição Brasileira, precisamente no Cap.III- Art.205, que traz que a educação como um direito de todos, sendo o dever do estado e família o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-o para viver em sociedade e qualificação para o trabalho. Os experimentos foram planejados levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a necessidade de adaptar as atividades à realidade de um ambiente socioeducativo. A prática foi realizada com 7 estudantes de diferentes ciclos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no laboratório de uma escola estadual técnica integral da Paraíba, supervisionada e acompanhada pelos agentes e responsáveis pelos estudantes, sendo realizada em de 4 aulas com duração de 50 minutos cada. A prática experimental buscou-se proporcionar um impacto significativo na vida dos estudantes que cumprem medidas socioeducativas, desenvolvendo habilidades socioemocionais importantes para o cotidiano na unidade e pós cumprimento, como, colaboração em equipe, compartilhar ideias, buscar soluções conjuntas para os desafios propostos pelos experimentos, socialização efetiva e resolução problemas. Durante as atividades, foi possível observar um aumento do interesse e motivação dos jovens em relação à ciência. Assim, através das experimentações, puderam vivenciar de forma prática conceitos abstratos, o que facilitou a compreensão estimulando a participação ativa nas atividades, possibilitando uma aprendizagem significativa.