O presente trabalho é de natureza bibliográfica tem por objetivo analisar o uso dos gêneros textuais objetivando o despertar pelo gosto da leitura nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dentro desta perspectiva, traçou-se como objetivo geral “analisar o uso dos gêneros textuais nas séries finais do ensino fundamental e suas contribuições no processo de incentivo a leitura”. Atualmente, temos vivenciado um momento em que a maioria dos alunos demonstra um grande desinteresse por atividades de leitura e escrita. Para reverter esse quadro, é preciso que o professor se insira nas atividades escolares um meio que possibilite o despertar no aluno para o ato da leitura. Villard (1999) sugere que se devem seguir três etapas para se trabalhar um texto: “atividades preliminares”, “atividades com o texto” e “atividades complementares”. Então, o professor deve utilizar leituras que despertem a curiosidade do aluno, e uma forma de encontrar essa leituras é a utilização do vários gêneros textuais, para que o aluno se identifique com o encantamento que cada leitura transmite ao leitor. A leitura é a chave para o processo de escolarização, por esta razão enfatiza-se tanto a necessidade do aprendizado da leitura na escola. A leitura é concebida como uma forma de atribuição contínua de significados, os quais precisam ser desvelados pela compreensão do Ser Humano, pela sua subjetividade. Cada ser lê o mundo a partir de suas vivências e assim passa a ter suas reflexões através de sua própria existência humana. É evidente que não apenas a escola é responsável pela tarefa de provocar no aluno o gosto pela leitura, mas a família deve ser um grande aliado nesse desafio. Neste contexto, os gêneros textuais podem contribuir significativamente para a reversão desse quadro, dependendo da forma como tais gêneros sejam trabalhados pelo professor.