Este artigo exibe resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre Educação Matemática Crítica e Educação do Campo. Nos fundamentamos teoricamente na Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, fazendo a leitura de alguns artigos e livros publicados pelo autor e nas ideias de Educação do Campo presentes no livro Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo, da coleção Por uma Educação do Campo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como que a Educação Matemática Crítica pode contribuir para a aprendizagem crítica de estudantes no contexto da Educação do Campo. E para que este objetivo geral seja atingido, temos como objetivos específicos: verificar quais são as contribuições das pesquisas e produções na área de Educação Matemática Crítica para a Educação do Campo e desenvolver projetos calcados nos cenários para investigação em uma escola do campo da cidade de Utinga-Ba. Utilizaremos duas metodologias de pesquisa para cumprir os objetivos mencionados. Para cumprir o primeiro objetivo específico, realizaremos uma pesquisa bibliográfica. Para que o segundo objetivo específico seja cumprido, iremos a campo, em uma escola do campo da Rede Municipal da cidade de Utinga-BA, onde realizaremos uma pesquisa participante, tal pesquisa se iniciará utilizando a observação participante como instrumento de pesquisa e culminará com o desenvolvimento de projetos calcados nos cenários para investigação. Consideramos quatro procedimentos para condução da pesquisa bibliográfica. Dois deles já foram cumpridos em nossa pesquisa, já identificamos o problema de pesquisa e levantamos a literatura disponível. Nossa pesquisa bibliográfica se encontra na terceira etapa, onde está sendo feita a leitura crítica dos materiais encontrados na segunda etapa. Sendo assim, neste artigo, trazemos como resultado parcial o levantamento bibliográfico realizado. Em relação à pesquisa participante, ela será desenvolvida ainda neste ano de 2023, entre os meses de agosto e setembro.