JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97583 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3902 "inscrito_id" => 15688 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15688_TB3902_19092023175058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMYLA EMANOELLA CAETANO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Kamyla Caetano" "autor_email" => "kamylaferreira00@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97583 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3902 "inscrito_id" => 15688 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15688_TB3902_19092023175058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMYLA EMANOELLA CAETANO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Kamyla Caetano" "autor_email" => "kamylaferreira00@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }