O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3962 "inscrito_id" => 11266 "titulo" => "O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O estágio supervisionado é um período de descobertas e de aquisição de conhecimentos, é através dele que o discente vivencia a realidade do professor e do aluno no ambiente escolar. Diante desses fatos, é de extrema importância que o professor busque métodos de ensino que possam envolver a todos e consiga atender as especificidades de cada educando, considerando sua vivência sócio-histórico- cultural, pois, se faz necessário que o educador traga para a sala de aula a realidade do aluno, de modo que possibilite vivenciar situações do dia a dia, enxergar os problemas, interver e os transformá-los, (VIGOSKY, 2007). Em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Belém-Pá, no bairro da Terra Firme, foi realizado o estágio supervisionado I, e teve como objetivo colocar os estudantes do 4º ano, no centro do processo de ensino/aprendizagem, para formar indivíduos questionadores, proativos e críticos que possam ser capazes de debater e buscar soluções para os problemas propostos. Metodologicamente, foi feita uma aula dialogada, onde o professor foi o mediador, apresentando um problema ambiental existente no cotidiano dos alunos, o lixo e suas consequências, e o que deveria ser feito para amenizar esses danos. Resultando em uma participação ativa dos alunos, pois eles já tinham conhecimentos prévios sobre o que era o lixo, as consequências do descarte irregular e os processos que podem ajudar na preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a reutilização dos resíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11266_TB3962_04102023232618.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE" "autor_email" => "cleidiane.silva@iemci.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3962 "inscrito_id" => 11266 "titulo" => "O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O estágio supervisionado é um período de descobertas e de aquisição de conhecimentos, é através dele que o discente vivencia a realidade do professor e do aluno no ambiente escolar. Diante desses fatos, é de extrema importância que o professor busque métodos de ensino que possam envolver a todos e consiga atender as especificidades de cada educando, considerando sua vivência sócio-histórico- cultural, pois, se faz necessário que o educador traga para a sala de aula a realidade do aluno, de modo que possibilite vivenciar situações do dia a dia, enxergar os problemas, interver e os transformá-los, (VIGOSKY, 2007). Em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Belém-Pá, no bairro da Terra Firme, foi realizado o estágio supervisionado I, e teve como objetivo colocar os estudantes do 4º ano, no centro do processo de ensino/aprendizagem, para formar indivíduos questionadores, proativos e críticos que possam ser capazes de debater e buscar soluções para os problemas propostos. Metodologicamente, foi feita uma aula dialogada, onde o professor foi o mediador, apresentando um problema ambiental existente no cotidiano dos alunos, o lixo e suas consequências, e o que deveria ser feito para amenizar esses danos. Resultando em uma participação ativa dos alunos, pois eles já tinham conhecimentos prévios sobre o que era o lixo, as consequências do descarte irregular e os processos que podem ajudar na preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a reutilização dos resíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11266_TB3962_04102023232618.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE" "autor_email" => "cleidiane.silva@iemci.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }