A MONITORIA COMO EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97648 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3990 "inscrito_id" => 15626 "titulo" => "A MONITORIA COMO EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "resumo" => "O Programa de Monitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem o intuito de despertar nos estudantes de graduação o interesse pela carreira docente, diminuir a repetência, o desinteresse pelo componente curricular e a evasão discente, e contribuir com a melhora da qualidade do ensino através de cooperação entre professor do magistério superior e estudante-monitor. Dado o fato de já ter sido monitora em diferentes componentes curriculares e períodos letivos entre 2021 e 2023, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, campus I, da UFPB, objetivo analisar como essa experiência contribui para a minha formação tanto como discente e quanto como futura docente. A partir da noção de experiência de Larrosa Bondia (2002), abordada também por Brunieri (2022), e de teóricos que abordam a monitoria e sua importância, como Frizon (2016), Ferreira (2019), entre outros, procuro explicitar como experiências ocorridas na monitoria no ensino superior durante o período de pandemia do COVID-19 e, depois, quando do retorno das atividades presenciais, enriqueceram, principalmente, minha formação como futura educadora. A partir de minhas reflexões, espero contribuir para a compreensão da relevância e da potencialidade do Programa de Monitoria nos cursos de Licenciatura, pois ele tem contribuído diretamente para minha formação não só como futura docente, mas também como discente, enriquecendo minhas reflexões sobre a articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15626_TB3990_08082023181123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA FREIRE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Janaina Freire" "autor_email" => "janainapereira1808@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97648 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3990 "inscrito_id" => 15626 "titulo" => "A MONITORIA COMO EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "resumo" => "O Programa de Monitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem o intuito de despertar nos estudantes de graduação o interesse pela carreira docente, diminuir a repetência, o desinteresse pelo componente curricular e a evasão discente, e contribuir com a melhora da qualidade do ensino através de cooperação entre professor do magistério superior e estudante-monitor. Dado o fato de já ter sido monitora em diferentes componentes curriculares e períodos letivos entre 2021 e 2023, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, campus I, da UFPB, objetivo analisar como essa experiência contribui para a minha formação tanto como discente e quanto como futura docente. A partir da noção de experiência de Larrosa Bondia (2002), abordada também por Brunieri (2022), e de teóricos que abordam a monitoria e sua importância, como Frizon (2016), Ferreira (2019), entre outros, procuro explicitar como experiências ocorridas na monitoria no ensino superior durante o período de pandemia do COVID-19 e, depois, quando do retorno das atividades presenciais, enriqueceram, principalmente, minha formação como futura educadora. A partir de minhas reflexões, espero contribuir para a compreensão da relevância e da potencialidade do Programa de Monitoria nos cursos de Licenciatura, pois ele tem contribuído diretamente para minha formação não só como futura docente, mas também como discente, enriquecendo minhas reflexões sobre a articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15626_TB3990_08082023181123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA FREIRE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Janaina Freire" "autor_email" => "janainapereira1808@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }