DESAFIOS Á PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97676 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 2890 "titulo" => "DESAFIOS Á PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é efetuado por um profissional devidamente preparado para atender à demanda escolar e constitui, indubitavelmente, um caminho salutar para a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência, além de ser uma ferramenta de inclusão que muito pode auxiliar o professor da sala comum no desenvolvimento das potencialidades dos alunos que precisam de adaptabilidades para aperfeiçoarem as comunicações e interações no espaço escolar e social de modo geral. Posto isto, busca-se com este estudo identificar e descrever as dificuldades que os profissionais do AEE têm em realizar o referido atendimento, bem como explicar as consequências da aplicabilidade dessas práticas no Atendimento em Escolas Estaduais do Município de Manacapuru – AM. Indaga-se: quais são as dificuldades desses profissionais e as consequências da aplicabilidade dessas práticas no referido atendimento? Para tanto, metodologicamente, efetuou-se uma pesquisa qualitativa fenomenológica, de caráter empírico em três escolas públicas do referido município, cujos dados foram coletados mediante a aplicação dos instrumentos observação assistemática, questionários e entrevistas, bem como analisados pela técnica análise do discurso. Constatou-se que os principais desafios são: conquistar o apoio da família no sentido que ela compreenda a importância das atividades que o professor do AEE realiza e melhore a frequência escolar dos alunos; participar de mais cursos de formação continuada; faz-se necessário também melhorar a estrutura das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) onde os atendimentos são realizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2890_TB4023_24062023170542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GELCIMARA M MORAES" "autor_nome_curto" => "Gelcimara Morae" "autor_email" => "maramoraes.gel@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97676 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 2890 "titulo" => "DESAFIOS Á PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é efetuado por um profissional devidamente preparado para atender à demanda escolar e constitui, indubitavelmente, um caminho salutar para a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência, além de ser uma ferramenta de inclusão que muito pode auxiliar o professor da sala comum no desenvolvimento das potencialidades dos alunos que precisam de adaptabilidades para aperfeiçoarem as comunicações e interações no espaço escolar e social de modo geral. Posto isto, busca-se com este estudo identificar e descrever as dificuldades que os profissionais do AEE têm em realizar o referido atendimento, bem como explicar as consequências da aplicabilidade dessas práticas no Atendimento em Escolas Estaduais do Município de Manacapuru – AM. Indaga-se: quais são as dificuldades desses profissionais e as consequências da aplicabilidade dessas práticas no referido atendimento? Para tanto, metodologicamente, efetuou-se uma pesquisa qualitativa fenomenológica, de caráter empírico em três escolas públicas do referido município, cujos dados foram coletados mediante a aplicação dos instrumentos observação assistemática, questionários e entrevistas, bem como analisados pela técnica análise do discurso. Constatou-se que os principais desafios são: conquistar o apoio da família no sentido que ela compreenda a importância das atividades que o professor do AEE realiza e melhore a frequência escolar dos alunos; participar de mais cursos de formação continuada; faz-se necessário também melhorar a estrutura das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) onde os atendimentos são realizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2890_TB4023_24062023170542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GELCIMARA M MORAES" "autor_nome_curto" => "Gelcimara Morae" "autor_email" => "maramoraes.gel@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }