CONSTRUÇÃO DE HERBÁRIO COM ESPÉCIES DA FLORA DA CAATINGA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97737 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4114 "inscrito_id" => 11191 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE HERBÁRIO COM ESPÉCIES DA FLORA DA CAATINGA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "É necessário o uso de ferramentas didáticas para um bom aproveitamento do ensino de botânica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a botânica enfrenta problemáticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido à íntima apreensão e representação da realidade. Diante das dificuldades do ensino de botânica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi construído um Herbário na ECI João Cavalcanti Sula, localizada no município de Boa Ventura – PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utilização de um herbário como recurso didático e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em botânica, aprimorando os conhecimentos sobre as espécies de vegetais que compõem a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, exploratória, descritiva e dividida em três etapas: 1ª) aulas teóricas e expositivas; 2ª) aula de campo; 3ª) produção de exsicatas e construção de um Herbário didático. Observou-se uma grande aceitação e entusiasmo dos alunos em relação à produção das exsicatas e uso do herbário e foram muito bem avaliadas alcançando as expectativas planejadas. Assim, a construção desse recurso didático pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualização do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos botânicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11191_TB4114_28092023104020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFÂNIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ESTER GOMES" "autor_email" => "estefania.gomes@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97737 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4114 "inscrito_id" => 11191 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE HERBÁRIO COM ESPÉCIES DA FLORA DA CAATINGA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "É necessário o uso de ferramentas didáticas para um bom aproveitamento do ensino de botânica, que valorize o cotidiano e conhecimentos dos estudantes sobre as plantas. Contudo, a botânica enfrenta problemáticas existentes quanto ao ensino e aprendizagem devido à íntima apreensão e representação da realidade. Diante das dificuldades do ensino de botânica e necessidade de conhecer a flora nativa e brasileira, foi construído um Herbário na ECI João Cavalcanti Sula, localizada no município de Boa Ventura – PB, Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar a utilização de um herbário como recurso didático e ferramenta facilitadora ativa do aprendizado em botânica, aprimorando os conhecimentos sobre as espécies de vegetais que compõem a flora local e familiarizar os estudantes sobre o cotidiano com as plantas. A pesquisa foi desenvolvida na turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina de Biologia. Quanto aos procedimentos utilizados, a pesquisa caracterizou-se com abordagens qualitativa, exploratória, descritiva e dividida em três etapas: 1ª) aulas teóricas e expositivas; 2ª) aula de campo; 3ª) produção de exsicatas e construção de um Herbário didático. Observou-se uma grande aceitação e entusiasmo dos alunos em relação à produção das exsicatas e uso do herbário e foram muito bem avaliadas alcançando as expectativas planejadas. Assim, a construção desse recurso didático pelos discentes proporcionou uma maior proximidade da flora local, favoreceu a contextualização do ensino e auxiliou a aprendizagem de conceitos botânicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11191_TB4114_28092023104020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFÂNIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ESTER GOMES" "autor_email" => "estefania.gomes@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }