O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de ações de intervenções pedagógicas nas aulas de Biologia, nos conteúdos de Botânica, no ensino médio, com o objetivo da produção de uma carpoteca didática. O trabalho foi realizado em uma escola pública, ECI João Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Paraíba, tendo como público-alvo, os discentes da turma do 2º ano do ensino médio. O processo da pesquisa aconteceu com a execução de atividades de campo e práticas que permitiu o aluno ser protagonista do próprio aprendizado assim, possui uma autonomia, criatividade e coletividade. Foi construída uma carpoteca com atuação protagonista do aluno, realizando a coleta do material Botânico na aula de campo. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfatória para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino-aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participação efetiva com bastante interesse e motivados pela Botânica principalmente pelos conteúdos considerados mais complexos e de difícil compreensão. As atividades de campo e práticas além do uso de metodologias ativas são relevantes no processo de ensino e aprendizagem, aproximando os alunos das plantas e do seu cotidiano.