MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS MÉTODOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4192 "inscrito_id" => 18045 "titulo" => "MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS MÉTODOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Trata-se de um mapeamento de teses e dissertações sobre quais os métodos e estratégias que têm sido utilizados no ensino de ciências e biologia entre os anos de 2013 a 2023. Os dados foram obtidos por meio do levantamento bibliográfico das produções científicas disponibilizadas pelo Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de identificar os trabalhos relacionados com a temática. Inicialmente, realizou-se a leitura dos títulos e resumos. Depois de selecionados, procedeu-se à leitura do referencial teórico dos trabalhos encontrados, com o propósito de investigar os métodos e estratégias usados no ensino de ciências e biologia. Identificamos nove dissertações: Silva (2015), Souza (2014), Taveira (2015), Pedroso (2015), Santos (2015), Silva (2014), Bezerra (2015), Moraes (2015), Souza (2013) que abordam metodologias e estratégias diversas, como o método de exposição oral, aulas práticas, jogos, palavras cruzadas, mapas conceituais, histórias em quadrinhos, pesquisas sobre as temáticas abordadas, construção de dramaturgia, desenvolvimento de cenários e figurinos, realização de oficinas de estudos, elaboração de cartazes, vídeos de divulgação e apresentação oficial da peça no teatro, além de jogos didáticos de tabuleiro. As metodologias e estratégias utilizadas pelos autores das dissertações pesquisadas incluem métodos tradicionais e inovadores, fornecendo um panorama abrangente das práticas pedagógicas empregadas no ensino de ciências e biologia. Isso contribui para a compreensão e o aprimoramento dos recursos didáticos utilizados na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18045_TB4192_04102023223500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLINE BARACHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.baracho@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4192 "inscrito_id" => 18045 "titulo" => "MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS MÉTODOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Trata-se de um mapeamento de teses e dissertações sobre quais os métodos e estratégias que têm sido utilizados no ensino de ciências e biologia entre os anos de 2013 a 2023. Os dados foram obtidos por meio do levantamento bibliográfico das produções científicas disponibilizadas pelo Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de identificar os trabalhos relacionados com a temática. Inicialmente, realizou-se a leitura dos títulos e resumos. Depois de selecionados, procedeu-se à leitura do referencial teórico dos trabalhos encontrados, com o propósito de investigar os métodos e estratégias usados no ensino de ciências e biologia. Identificamos nove dissertações: Silva (2015), Souza (2014), Taveira (2015), Pedroso (2015), Santos (2015), Silva (2014), Bezerra (2015), Moraes (2015), Souza (2013) que abordam metodologias e estratégias diversas, como o método de exposição oral, aulas práticas, jogos, palavras cruzadas, mapas conceituais, histórias em quadrinhos, pesquisas sobre as temáticas abordadas, construção de dramaturgia, desenvolvimento de cenários e figurinos, realização de oficinas de estudos, elaboração de cartazes, vídeos de divulgação e apresentação oficial da peça no teatro, além de jogos didáticos de tabuleiro. As metodologias e estratégias utilizadas pelos autores das dissertações pesquisadas incluem métodos tradicionais e inovadores, fornecendo um panorama abrangente das práticas pedagógicas empregadas no ensino de ciências e biologia. Isso contribui para a compreensão e o aprimoramento dos recursos didáticos utilizados na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18045_TB4192_04102023223500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLINE BARACHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.baracho@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }