A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UM ANTÍDOTO A NEGAÇÃO DA CIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97855 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4278 "inscrito_id" => 5197 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UM ANTÍDOTO A NEGAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Mesmo com os avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, a negação de conceitos e teorias já consensualizados pela ciência ganhou força e visibilidade não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo. Várias proposições científicas estão sendo alvo de questionamentos, abrangendo temáticas como a configuração da Terra, transformações climáticas e a eficácia de vacinas. O negacionismo científico é a atitude de negar fatos estabelecidos ou consensos científicos sem evidências contundentes, surge quando grupos poderosos se sentem ameaçados por novas ideias. Exemplos históricos incluem Galileu Galilei e Giordano Bruno, que foram perseguidos por desafiar visões dominantes no século XVI. No Brasil, o negacionismo ganhou destaque durante as eleições de 2018 e foi adotado pelo presidente Jair Bolsonaro, agravando a resposta à pandemia da covid-19. Com a finalidade de auxiliar na desmistificação do anticientificismo na sociedade, o presente estudo foi realizado com o intuito de refletir sobre o ensino de ciências/Física tendo como fundamento a abordagem da alfabetização científica e sua contribuição no enfrentamento do negacionismo científico. Nesse sentido o objetivo geral deste trabalho é compartilhar as reflexões sobre o negacionismo científico e explorar a abordagem da AC, buscando identificar elementos que possam contribuir para enfrentar o fenômeno do negacionismo que está em constante crescimento no Brasil e no mundo. A metodologia adotada situa-se no campo da pesquisa qualitativa, sendo particularmente uma pesquisa bibliográfica. As principais indicações foram que o ensino de Ciências/Física, fundamentado na abordagem da alfabetização científica, pode desempenhar um papel fundamental na redução do avanço do anticientificismo. Por fim, concluímos que essa abordagem fortalece a educação científica e possibilita enfrentar os obstáculos impostos pelo anticientificismo em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5197_TB4278_12102023101504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDO DUTRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Brendo Dutra" "autor_email" => "dutrabrendodutra@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97855 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4278 "inscrito_id" => 5197 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UM ANTÍDOTO A NEGAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Mesmo com os avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, a negação de conceitos e teorias já consensualizados pela ciência ganhou força e visibilidade não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo. Várias proposições científicas estão sendo alvo de questionamentos, abrangendo temáticas como a configuração da Terra, transformações climáticas e a eficácia de vacinas. O negacionismo científico é a atitude de negar fatos estabelecidos ou consensos científicos sem evidências contundentes, surge quando grupos poderosos se sentem ameaçados por novas ideias. Exemplos históricos incluem Galileu Galilei e Giordano Bruno, que foram perseguidos por desafiar visões dominantes no século XVI. No Brasil, o negacionismo ganhou destaque durante as eleições de 2018 e foi adotado pelo presidente Jair Bolsonaro, agravando a resposta à pandemia da covid-19. Com a finalidade de auxiliar na desmistificação do anticientificismo na sociedade, o presente estudo foi realizado com o intuito de refletir sobre o ensino de ciências/Física tendo como fundamento a abordagem da alfabetização científica e sua contribuição no enfrentamento do negacionismo científico. Nesse sentido o objetivo geral deste trabalho é compartilhar as reflexões sobre o negacionismo científico e explorar a abordagem da AC, buscando identificar elementos que possam contribuir para enfrentar o fenômeno do negacionismo que está em constante crescimento no Brasil e no mundo. A metodologia adotada situa-se no campo da pesquisa qualitativa, sendo particularmente uma pesquisa bibliográfica. As principais indicações foram que o ensino de Ciências/Física, fundamentado na abordagem da alfabetização científica, pode desempenhar um papel fundamental na redução do avanço do anticientificismo. Por fim, concluímos que essa abordagem fortalece a educação científica e possibilita enfrentar os obstáculos impostos pelo anticientificismo em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5197_TB4278_12102023101504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDO DUTRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Brendo Dutra" "autor_email" => "dutrabrendodutra@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }