A tecnologia e os recursos digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm gerado grandes benefícios em diversas áreas da sociedade. No que diz respeito à educação, destacamos o surgimento de novas linguagens, textos publicados nas plataformas digitais, nas mídias sociais, blogs, site, entre outros. E um desses veículos de comunicação digital é o chamado hipertexto, muito utilizado nos ambientes virtuais, instrumento de leitura e escrita, de fácil acesso e que se apresenta como novo meio de aprendizado da língua. Logo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso do hipertexto como recurso no aprendizado da língua portuguesa. Para isso foi percorrido um caminho de apresentação da evolução da tecnologia na história da humanidade; sua importância na melhoria de condições de vida da população; a viabilização da comunicação, até chegar ao conceito de hipertexto e à sua contribuição como fonte de pesquisa e aprendizado da língua portuguesa. Para realização desse trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando o método de revisão da literatura, visando explorar estudos encontrados nos sites eletrônicos de dados científicos, através das palavras-chaves: hipertexto, TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), TDIC (Tecnologia Digital de Informação e Comunicação) e língua portuguesa, explorando o período 2015 a 2022. Por fim, considera-se o tema relevante para o aprendizado da língua portuguesa, levando em conta que estamos dentro de uma nova realidade gerada pela tecnologia digital em que tudo e todos estão interligados, e a linguagem circula neste ambiente, logo precisa ser atualizada através de novos métodos de ensino e aprendizagem, e o hipertexto é um deles. Sua utilização está cada vez maior, ele é produzido em grande volume, diariamente, inclusive, oferece oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que aprendem a produzi-lo.