O projeto é uma atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I e II, no período de 2022.1 e 2022.2, no Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB e tem como aspecto central refletirmos a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, enfatizando seu papel fundamental no desenvolvimento e construção de novas habilidades das crianças, pois o ato de brincar contribui de maneira significativa para a melhoria da aprendizagem infantil em vários aspectos, incluindo a coordenação motora, a habilidade de tomar decisões, a autonomia, o estímulo raciocínio lógico, a divisão e o compartilhamento no trabalho em equipe. No objetivo geral temos: Reconhecer, por meio da ludicidade, a sequência numérica do 1 ao 9, identificando diferentes texturas e distinguindo as cores. Para os objetivos específicos contamos com: estimular a criança a aprender através de práticas lúdico-educativas; desenvolver a ideia de coletividade; distinguir diferentes texturas, explicitando a importância do tato; identificar as cores que compõem o jogo, ampliando a atenção e o conhecimento das crianças. Podemos enfatizar que o brincar desperta a imaginação, sentimentos, curiosidades e criatividades, exercitando habilidades intelectuais enquanto a criança se diverte. Escolhemos essa temática para repensarmos práticas pedagógicas voltadas para a utilização de atividades lúdicas em sala de aula da Educação Infantil e essa atividade da aranha educativa auxilia os alunos na identificação das cores, a sequência dos algarismos, a compreensão de diferentes texturas, bem como proporciona à compreensão o comprometimento com atividades coletivas, incentivando-os a desenvolver a autonomia para identificar essas variações e superar eventuais dificuldades.