Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos.