OS DESDOBRAMENTOS DO PARFOR NA VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS EM EXERCÍCIO: ITINERÁRIOS DE LUTAS E APRENDIZADOS FORMATIVOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97996 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4456 "inscrito_id" => 19143 "titulo" => "OS DESDOBRAMENTOS DO PARFOR NA VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS EM EXERCÍCIO: ITINERÁRIOS DE LUTAS E APRENDIZADOS FORMATIVOS" "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores/as da Educação Básica (PARFOR) se constituiu como uma política de formação importante para a vida profissional de muitos/as professores/as em exercício, da rede pública de ensino de todo o Brasil. Particularmente, nossa pesquisa teve como foco para análise um curso de Pedagogia/PARFOR, do interior baiano, com o objetivo de analisar os desdobramentos desta formação para professores/as em exercício (vida pessoal, profissional e acadêmica). Especificamente, conhecer o Projeto Curricular do curso, identificar os itinerários de lutas e aprendizados no percurso da formação. Adotamos uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Contamos com 29 participantes (20 graduandos(as), 4 gestores/as e 5 docentes). Como instrumentos para produção dos dados, realizamos análise documental do projeto curricular do curso, utilizamos um questionário construído no google forms para os(as) graduandos(as) e entrevista semiestruturadas para todos(as) envolvidos(as) na pesquisa. Os resultados da análise documental revelam algumas fragilidades do curso: a) não trata das competências e habilidades; b) não registra o local onde ocorre os estágios supervisionados e o produto final resultante; c) não informa se há divulgação e impressão dos trabalhos de conclusão de curso etc. Ademais, os dados do questionário e das entrevistas evidenciam que, embora a formação tenha ocorrido em meio a precariedade para docentes e graduandos(as) (falta de transportes e hospedagem, escassez de livros e aparelhos eletrônicos, evasão, conciliar trabalho e estudos semanalmente, falta de tempo para cuidar de si etc.), houve quebra de paradigmas, aprendizados diversificados, atendimento das demandas socioculturais, conhecimento das múltiplas realidades das docências, ligação dos/as graduandos(as) com o campo de trabalho, com a ancestralidade local (indígena e negra), valorização da cultura local etc. Tudo isso, revela que a formação contribuiu para mudanças substanciais, no sentido de proporcionar uma formação mais libertária e emancipatória para a profissionalização deles/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19143_TB4456_25082023160929.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN MOREIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lmcruz@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97996 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4456 "inscrito_id" => 19143 "titulo" => "OS DESDOBRAMENTOS DO PARFOR NA VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS EM EXERCÍCIO: ITINERÁRIOS DE LUTAS E APRENDIZADOS FORMATIVOS" "resumo" => "O Plano Nacional de Formação de Professores/as da Educação Básica (PARFOR) se constituiu como uma política de formação importante para a vida profissional de muitos/as professores/as em exercício, da rede pública de ensino de todo o Brasil. Particularmente, nossa pesquisa teve como foco para análise um curso de Pedagogia/PARFOR, do interior baiano, com o objetivo de analisar os desdobramentos desta formação para professores/as em exercício (vida pessoal, profissional e acadêmica). Especificamente, conhecer o Projeto Curricular do curso, identificar os itinerários de lutas e aprendizados no percurso da formação. Adotamos uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Contamos com 29 participantes (20 graduandos(as), 4 gestores/as e 5 docentes). Como instrumentos para produção dos dados, realizamos análise documental do projeto curricular do curso, utilizamos um questionário construído no google forms para os(as) graduandos(as) e entrevista semiestruturadas para todos(as) envolvidos(as) na pesquisa. Os resultados da análise documental revelam algumas fragilidades do curso: a) não trata das competências e habilidades; b) não registra o local onde ocorre os estágios supervisionados e o produto final resultante; c) não informa se há divulgação e impressão dos trabalhos de conclusão de curso etc. Ademais, os dados do questionário e das entrevistas evidenciam que, embora a formação tenha ocorrido em meio a precariedade para docentes e graduandos(as) (falta de transportes e hospedagem, escassez de livros e aparelhos eletrônicos, evasão, conciliar trabalho e estudos semanalmente, falta de tempo para cuidar de si etc.), houve quebra de paradigmas, aprendizados diversificados, atendimento das demandas socioculturais, conhecimento das múltiplas realidades das docências, ligação dos/as graduandos(as) com o campo de trabalho, com a ancestralidade local (indígena e negra), valorização da cultura local etc. Tudo isso, revela que a formação contribuiu para mudanças substanciais, no sentido de proporcionar uma formação mais libertária e emancipatória para a profissionalização deles/as." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19143_TB4456_25082023160929.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN MOREIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lmcruz@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }