O Coletivo Paulo Freire é um programa de extensão permanente que desde 2009 vem difundindo a pedagogia freireana em círculos de cultura, eventos anuais, encontros mensais para estudar a vida e obras de Paulo Freire. Tais encontros se constituem como espaço de diálogos freireanos de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, comunidade acadêmica, professoras/es e estudantes da educação básica, movimentos sociais e público em geral. Posto isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições político-pedagógicas de Paulo Freire para os/as participantes do programa, no sul baiano. Aliado a isso, elaborar um banco de dados, das obras freireanas estudadas e dos eventos realizados, identificando as categorias de conhecimentos neles abordados, conhecer as implicações do Programa para vida pessoal, social e acadêmica dos/as envolvidos/as nas ações. Para tanto, adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como instrumentos de produção de dados utilizamos o formulário do google forms disponibilizado para mais de 600 pessoas, entretanto, obtivemos 238 respostas. Os dados revelam que o Programa provocou mudanças de pensamento, comportamento e atitudes. Houve rompimento da visão romântica da educação, práticas pedagógicas opressoras e antidialógicas etc.. Compreendemos que o processo de conscientização possibilitou os/as participantes enxergarem a realidade, assim ter percepção crítica das relações de poder, das condições de trabalho, da valorização do conhecimento, da necessidade de políticas públicas educacionais mais eficientes, entre outros. O programa promoveu nos espaços de ensino, de pesquisa e de extensão da UESC contextos possíveis ao encontro de diferentes culturas, ancorados nos diferentes saberes dos grupos sociais que ora compõem e vivem, numa perspectiva freireana, tudo isso, impactou a formação dos/as integrantes contribuindo para serem autônomos/as na vida pessoa, profissional e acadêmica, especialmente, na escolha de pensamentos/comportamentos/atitudes crítico-emancipatórios.