ENSINO SUPERIOR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98040 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 18165 "titulo" => "ENSINO SUPERIOR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "Este estudo analisa a inclusão de estudantes autistas no Ensino Superior (ES), bem como os desafios em seu processo formativo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um Transtorno do Neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social e por comportamentos restritos e repetitivos (APA, 2023). O ingresso de autistas no ES acompanhou o movimento de acesso e permanência iniciado na educação básica, é advindo de contextos escolares inclusivos, e está avançando nas modalidades de ensino e promovendo novas discussões também no ES. Vale destacar que a consolidação de políticas, como: a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Nº 12.764/12), fortaleceram o movimento e tem possibilitado a reconfiguração da estrutura acadêmica para atender o TEA. Na graduação dois desafios permeiam essa inclusão, sendo eles: o primeiro consiste na reversão do olhar social e da desmistificação do estigma de incapaz, prisma historicamente consolidado aos indivíduos com deficiência. Santana (2017) escreve que nossas instituições ainda são homogeneizadoras nas atividades, e em muitos casos reproduzem as desigualdades sociais, na medida em que questionam a presença do aluno no ES ou oferecem a ele o mesmo tipo de ensino, privilegiando àque¬les com desenvolvimento típico. O segundo desafio consiste na necessidade de reestruturação pedagógica, considerando as especificidades do aluno, a implantação de estratégias curriculares adaptadas e o plano de ensino individualizado. É essencial que o educador conheça o diagnóstico desse aluno, suas potencialidades e déficits para estabelecer recursos apropriados para a compensação de sua dificuldade (VYGOSTKY, 1997). Desta forma, conclui-se que, promover discussões e informações a toda comunidade acadêmica, torna-se essencial para a desconstrução de concepções estigmatizadas, com vistas a reafirmar também que o aluno autista ocupe efetivamente seu lugar nas universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18165_TB4510_12112023105445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORCELY ISABEL B. GARCIA" "autor_nome_curto" => "Dorcely Isabel" "autor_email" => "dorcely.garcia@ies.unespa" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98040 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 18165 "titulo" => "ENSINO SUPERIOR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "Este estudo analisa a inclusão de estudantes autistas no Ensino Superior (ES), bem como os desafios em seu processo formativo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um Transtorno do Neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social e por comportamentos restritos e repetitivos (APA, 2023). O ingresso de autistas no ES acompanhou o movimento de acesso e permanência iniciado na educação básica, é advindo de contextos escolares inclusivos, e está avançando nas modalidades de ensino e promovendo novas discussões também no ES. Vale destacar que a consolidação de políticas, como: a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Nº 12.764/12), fortaleceram o movimento e tem possibilitado a reconfiguração da estrutura acadêmica para atender o TEA. Na graduação dois desafios permeiam essa inclusão, sendo eles: o primeiro consiste na reversão do olhar social e da desmistificação do estigma de incapaz, prisma historicamente consolidado aos indivíduos com deficiência. Santana (2017) escreve que nossas instituições ainda são homogeneizadoras nas atividades, e em muitos casos reproduzem as desigualdades sociais, na medida em que questionam a presença do aluno no ES ou oferecem a ele o mesmo tipo de ensino, privilegiando àque¬les com desenvolvimento típico. O segundo desafio consiste na necessidade de reestruturação pedagógica, considerando as especificidades do aluno, a implantação de estratégias curriculares adaptadas e o plano de ensino individualizado. É essencial que o educador conheça o diagnóstico desse aluno, suas potencialidades e déficits para estabelecer recursos apropriados para a compensação de sua dificuldade (VYGOSTKY, 1997). Desta forma, conclui-se que, promover discussões e informações a toda comunidade acadêmica, torna-se essencial para a desconstrução de concepções estigmatizadas, com vistas a reafirmar também que o aluno autista ocupe efetivamente seu lugar nas universidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18165_TB4510_12112023105445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORCELY ISABEL B. GARCIA" "autor_nome_curto" => "Dorcely Isabel" "autor_email" => "dorcely.garcia@ies.unespa" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }