O seguinte artigo é a descrição da experiência de um estágio supervisionado realizado em uma escola pública estadual no munícipio de Bezerros, Pernambuco, entre março e abril de 2023 na turma do 9º Ano A do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi analisar o perfil da turma para com isso planejar uma regência realizada pelo estagiário no dia 25 de abril. Além disso, foi pretendido fazer uma análise sobre a influência que a relação professor-aluno e as práticas docentes têm no cotidiano em sala de aula nas aulas de ciências. Os principais métodos utilizados foram a observação in loco de algumas aulas, a pesquisa bibliográfica, entrevista com a docente e a disponibilização de um questionário eletrônico no Google Forms para os alunos. A partir da pesquisa bibliográfica, constatou-se a necessidade tanto de os educadores procurarem ter uma relação mais horizontal e mais cooperativa com seus educandos e também que o práticas de ensino inovadoras ajudam na formação cidadã dos alunos. Nas aulas de ciências do 9º Ano A, as principais problemáticas percebidas foram conversas paralelas, desatenção pelo uso do aparelho celular, a falta de horizontalidade na relação entre a professora e os alunos e a utilização pela docente de práticas que não diferem muito das consideradas tradicionais.