As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC têm se configurado como fortes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que possibilitam mudanças substanciais na construção dos saberes e conhecimentos pelos/as estudantes. Posto isso, este estudo objetivou analisar as contribuições de um conjunto de atividades de Língua Portuguesa realizadas com o uso da Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma escola pública do interior baiano. Além disso, levantar algumas práticas pedagógicas exitosas no ensino da língua portuguesa e identificar em que medida as TDIC favorecem a relação dos/as estudantes com os conteúdos. Como instrumentos de produção de dados utilizamos a observação participante na realização de 06 atividades. Contamos com a participação de 23 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os dados revelam que a realidade dos/as alunos/as é bem diversificada, a maior parte não tem celular, porém a minoria utiliza dos aparelhos eletrônicos como ferramenta para além da navegação em redes sociais. No decorrer das atividades, esse contexto foi mudando e redimensionado. Os/as estudantes passaram a reconhecer o celular como ferramenta criativa, divertida, que pode possibilitar a discussão de variados temas da sua realidade social, política, cultural, econômica, afetiva, dentre outros. Também existia, por parte de alguns alunos/as uma insegurança no que diz respeito a aplicativos que não fossem do seu uso cotidiano, o que gerou uma resistência na manipulação tecnológica, porém foi superado no decorrer do semestre. Outro resultado importante foi a ampliação do vínculo entre docente e discente sendo percebido por meio da interação e troca de informações individuais e coletivas, o que favoreceu aprendizagens significativas. De tal modo, fica perceptível que o uso das TDIC em sala de aula possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades dos/as estudantes num processo criativo e cheio de possibilidades assim como o mundo virtual.