SILVA, José Henrique Da et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98056>. Acesso em: 22/11/2024 13:25
Com a necessidade do ensino remoto nos anos pandêmicos, a aprendizagem dos alunos sofreu severos danos, recorrentes das dificuldades de acesso geradas pela educação a distância. Isso resultou em um desafio para os professores na sala de aula pós pandêmica, que precisaram definir meios para recompor a aprendizagem perdida. Dentro dessa realidade, a EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo de Mogeiro-PB implantou um programa de intervenção pedagógica, visando auxiliar na recomposição de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou desenvolver o "Intelligence", um aplicativo que usa os elementos do universo GEEK como instrumento de contextualização para promover a recomposição de aprendizagem. Para entender as principais dificuldades dos discentes em relação a atual metodologia de ensino, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professores do programa de intervenção pedagógica. Com os dados coletados, notamos uma crescente insatisfação dos alunos com a atual metodologia de ensino aplicada, e uma crescente preocupação dos professores com a desatenção e desinteresse dos alunos como apontado por diversas bases de dados do país. Também foi observado um grande interesse dos discentes pelo universo GEEK. A estrutura principal do “Intelligence” baseia-se em um aplicativo multidisciplinar em formato quiz, alinhado com as unidades temáticas da BNCC, que busca transformar a atual metodologia de ensino usada em sala de aula. O aplicativo estimula a resolução de problemas através de contextos GEEK, e inspira a criatividade dos discentes, deixando o ensino mais atrativo e dinâmico. Após sua aplicação em sala de aula, buscamos o feedback dos alunos e professores através da aplicação de novos questionários. Os dados coletados mostraram resultados positivos em relação ao engajamento e participação dos alunos, que, segundo os professores, aumentaram significativamente após o uso do aplicativo, gerando um crescente aumento da atenção e interesse dos discentes, facilitando o processo de recomposição de aprendizagem.