O PROJETO INTEGRADOR NO CONTEXTO DO IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98102 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 4346 "titulo" => "O PROJETO INTEGRADOR NO CONTEXTO DO IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM" "resumo" => "O projeto integrador faz parte do currículo nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada do Instituto Federal do Amazonas- IFAM de Itacoatiara. O campus Itacoatiara, localizado na zona metropolitana de Manaus, busca ofertar educação pública de qualidade para estudantes da educação básica. Assim, possui na sua grade curricular os cursos: Técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em Administração e técnico em agropecuária, todos na forma integrada. Esses cursos atendem estudantes oriundos de diversos contextos sociais no Amazonas, residentes no município e em outras localidades próximas a Manaus. O projeto integrador é uma atividade pedagógica realizada em todos os cursos do IFAM de Itacoatiara-AM, em que se busca desenvolver na práxis um trabalho interativo entre os discentes. Para a construção metodológica desse artigo foi feita uma pesquisa de cunho qualitativa, utilizando como técnica a pesquisa documental. O objetivo principal dessa construção metodológica foi de analisar a proposta do Projeto Integrador I e Projeto Integrador II nos cursos ofertados no IFAM de Itacoatiara e a sua relação com a interdisciplinaridade. Os resultados mostram que o projeto integrador é muito importante para que os estudantes desenvolvam diversos conhecimentos que forneçam as bases necessárias para a construção de um projeto elaborado coletivamente e, para que nesse processo, esses estudantes estabeleçam diálogo e relação com diversos saberes, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para que sua ação dê retorno a sociedade com o conhecimento que foi produzido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4346_TB4586_18062023010444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SILVA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "daniele.silva@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98102 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 4346 "titulo" => "O PROJETO INTEGRADOR NO CONTEXTO DO IFAM CAMPUS ITACOATIARA-AM" "resumo" => "O projeto integrador faz parte do currículo nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada do Instituto Federal do Amazonas- IFAM de Itacoatiara. O campus Itacoatiara, localizado na zona metropolitana de Manaus, busca ofertar educação pública de qualidade para estudantes da educação básica. Assim, possui na sua grade curricular os cursos: Técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em Administração e técnico em agropecuária, todos na forma integrada. Esses cursos atendem estudantes oriundos de diversos contextos sociais no Amazonas, residentes no município e em outras localidades próximas a Manaus. O projeto integrador é uma atividade pedagógica realizada em todos os cursos do IFAM de Itacoatiara-AM, em que se busca desenvolver na práxis um trabalho interativo entre os discentes. Para a construção metodológica desse artigo foi feita uma pesquisa de cunho qualitativa, utilizando como técnica a pesquisa documental. O objetivo principal dessa construção metodológica foi de analisar a proposta do Projeto Integrador I e Projeto Integrador II nos cursos ofertados no IFAM de Itacoatiara e a sua relação com a interdisciplinaridade. Os resultados mostram que o projeto integrador é muito importante para que os estudantes desenvolvam diversos conhecimentos que forneçam as bases necessárias para a construção de um projeto elaborado coletivamente e, para que nesse processo, esses estudantes estabeleçam diálogo e relação com diversos saberes, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para que sua ação dê retorno a sociedade com o conhecimento que foi produzido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4346_TB4586_18062023010444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SILVA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "daniele.silva@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }