A PSICOLOGIA COMO ALIADA NA READAPTAÇÃO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4647 "inscrito_id" => 10524 "titulo" => "A PSICOLOGIA COMO ALIADA NA READAPTAÇÃO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência discorre acerca de um projeto de extensão desenvolvido em uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, o qual objetivou utilizar da Psicologia Escolar/Educacional para endereçar a problemática da readaptação ao modo presencial após a instituição do modelo remoto pelas instituições de ensino em virtude da pandemia da Covid-19. Deste modo, foi feita uma revisão de literatura nas bases de dados científicas acerca dos efeitos da pandemia e do ensino remoto sobre a saúde mental de estudantes, os resultados da qual foram usados como base para a criação de um formulário de sondagem que foi enviado aos estudantes participantes do projeto, de modo a melhor conhecer suas demandas e planejar as intervenções a serem desenvolvidas. Assim, o momento com os estudantes iniciou-se com uma técnica de relaxamento seguida por uma roda de conversa sobre suas principais preocupações e ansiedades referentes ao ambiente escolar, finalizando com a dinâmica “Nó humano” com propósitos de entrosamento e descontração. Durante a despedida, foram distribuídos informes sobre serviços públicos de saúde mental na cidade, ocasião na qual alguns dos estudantes manifestaram a opinião de que esses lugares são para “doidos”. A partir da realização do projeto e do feedback dos estudantes que participaram, pôde-se constatar que apesar da pandemia e o ensino remoto terem apresentado desafios à saúde mental, muitos deles também se sentiam confortáveis com o isolamento, sem especial interesse na volta ao presencial, e grande parte de suas preocupações se referiam à conclusão do ensino médio e ao ingresso no mundo universitário e profissional - com a Psicologia destacando-se como área profissional de interesse para muitos deles. A partir dessa experiência, é possível ressaltar que, acima de tudo, o conteúdo trabalhado pela Psicologia é emergente e imprevisível e que o profissional precisa estar ciente disso para poder acolhê-lo satisfatoriamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10524_TB4647_10122023163230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA LEITE MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.laura@maisunifacisa" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4647 "inscrito_id" => 10524 "titulo" => "A PSICOLOGIA COMO ALIADA NA READAPTAÇÃO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência discorre acerca de um projeto de extensão desenvolvido em uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, o qual objetivou utilizar da Psicologia Escolar/Educacional para endereçar a problemática da readaptação ao modo presencial após a instituição do modelo remoto pelas instituições de ensino em virtude da pandemia da Covid-19. Deste modo, foi feita uma revisão de literatura nas bases de dados científicas acerca dos efeitos da pandemia e do ensino remoto sobre a saúde mental de estudantes, os resultados da qual foram usados como base para a criação de um formulário de sondagem que foi enviado aos estudantes participantes do projeto, de modo a melhor conhecer suas demandas e planejar as intervenções a serem desenvolvidas. Assim, o momento com os estudantes iniciou-se com uma técnica de relaxamento seguida por uma roda de conversa sobre suas principais preocupações e ansiedades referentes ao ambiente escolar, finalizando com a dinâmica “Nó humano” com propósitos de entrosamento e descontração. Durante a despedida, foram distribuídos informes sobre serviços públicos de saúde mental na cidade, ocasião na qual alguns dos estudantes manifestaram a opinião de que esses lugares são para “doidos”. A partir da realização do projeto e do feedback dos estudantes que participaram, pôde-se constatar que apesar da pandemia e o ensino remoto terem apresentado desafios à saúde mental, muitos deles também se sentiam confortáveis com o isolamento, sem especial interesse na volta ao presencial, e grande parte de suas preocupações se referiam à conclusão do ensino médio e ao ingresso no mundo universitário e profissional - com a Psicologia destacando-se como área profissional de interesse para muitos deles. A partir dessa experiência, é possível ressaltar que, acima de tudo, o conteúdo trabalhado pela Psicologia é emergente e imprevisível e que o profissional precisa estar ciente disso para poder acolhê-lo satisfatoriamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10524_TB4647_10122023163230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LAURA LEITE MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.laura@maisunifacisa" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }