AS EXPÊRIENCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4652 "inscrito_id" => 11211 "titulo" => "AS EXPÊRIENCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE" "resumo" => "O presente trabalho surge da observação participante do estágio de língua portuguesa na cidade de Tianguá- CE, nos anos de 2021, 2022 e 2023. Esta análise acompanha uma periodização importante do meio educacional, pois conta a participação do estagiário em meio ao ensino remoto, o retorno às salas de aula e os programas de apoio para superar os impasses da aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho visa discutir as experiências de estágio realizadas ao longo dos 4 (quatro) estágios em Língua Portuguesa, totalizando 400h, acontecido tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, em escolas públicas, do município e do Estado, respectivamente. Durante o estágio, o estagiário pode vivenciar a rotina de uma escola, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, e como ele permanece inserido na academia durante esse processo, consegue realizar uma troca, de levar os novos debates para os professores-supervisores, proporcionando um intercâmbio de informações com esse professor e pondo na prática da regência. O estagiário retorna esse conhecimento em novas pesquisas. A fundamentação bibliográfica consiste principalmente em Pimenta e Lima (2005-2006) e Raubar (2008) no que diz respeito o diálogo entre a teoria e a prática do estágio; Regina Leal (2005), Luckesi (2008) e Salzano (2004) acerca do planejamento docente; Almeida (2014), Gatti (2003) e Libâneo (2006) sobre a forma e organização do ensino e a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11211_TB4652_18062023172700.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FELIPE BARROS" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => "mariafbarros07@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4652 "inscrito_id" => 11211 "titulo" => "AS EXPÊRIENCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE" "resumo" => "O presente trabalho surge da observação participante do estágio de língua portuguesa na cidade de Tianguá- CE, nos anos de 2021, 2022 e 2023. Esta análise acompanha uma periodização importante do meio educacional, pois conta a participação do estagiário em meio ao ensino remoto, o retorno às salas de aula e os programas de apoio para superar os impasses da aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho visa discutir as experiências de estágio realizadas ao longo dos 4 (quatro) estágios em Língua Portuguesa, totalizando 400h, acontecido tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, em escolas públicas, do município e do Estado, respectivamente. Durante o estágio, o estagiário pode vivenciar a rotina de uma escola, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, e como ele permanece inserido na academia durante esse processo, consegue realizar uma troca, de levar os novos debates para os professores-supervisores, proporcionando um intercâmbio de informações com esse professor e pondo na prática da regência. O estagiário retorna esse conhecimento em novas pesquisas. A fundamentação bibliográfica consiste principalmente em Pimenta e Lima (2005-2006) e Raubar (2008) no que diz respeito o diálogo entre a teoria e a prática do estágio; Regina Leal (2005), Luckesi (2008) e Salzano (2004) acerca do planejamento docente; Almeida (2014), Gatti (2003) e Libâneo (2006) sobre a forma e organização do ensino e a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11211_TB4652_18062023172700.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FELIPE BARROS" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => "mariafbarros07@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }