A ABORDAGEM DO INSTITUTO ALICERCE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE MACEIÓ COMO REFORÇO ESCOLAR NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4725 "inscrito_id" => 3914 "titulo" => "A ABORDAGEM DO INSTITUTO ALICERCE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE MACEIÓ COMO REFORÇO ESCOLAR NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "O presente trabalho busca analisar a abordagem educacional e social do Instituto Alicerce nas Instituições Públicas de Ensino de Maceió, através do Projeto Conquista Maceió, no contexto pós-pandemia da COVID-19, bem como questionar ‘como o Instituto Alicerce, por meio de atividades de reforço escolar em horário contra turno, contribui para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos’. Acredita-se que o Instituto Alicerce desempenha um papel fundamental no apoio educacional dos estudantes, fornecendo suporte adicional durante o período de recuperação das consequências da pandemia, bem como que a abordagem social auxilia os alunos a superar as lacunas de aprendizagem resultantes das interrupções causadas pela COVID-19. Assim, tem-se como metodologia uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas e observações com os alunos atendidos pelo Instituto Alicerce, educadores envolvidos no projeto e gestores. Também serão analisados documentos e relatórios institucionais para obter uma visão abrangente do impacto do programa. Espera-se que os resultados analisados retratem significativa melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, aumento da motivação e engajamento escolar, fortalecimento das habilidades socioemocionais e redução das desigualdades educacionais. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de Bueno (2019), Fleith e Reis (2019), Smith (2020) e Zanella (2018) que abordam relevantes aspectos sobre a importância da temática na Educação Básica, bem como discutem os desafios e as possibilidades em relação à jornada escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3914_TB4725_19112023202023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4725 "inscrito_id" => 3914 "titulo" => "A ABORDAGEM DO INSTITUTO ALICERCE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE MACEIÓ COMO REFORÇO ESCOLAR NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "O presente trabalho busca analisar a abordagem educacional e social do Instituto Alicerce nas Instituições Públicas de Ensino de Maceió, através do Projeto Conquista Maceió, no contexto pós-pandemia da COVID-19, bem como questionar ‘como o Instituto Alicerce, por meio de atividades de reforço escolar em horário contra turno, contribui para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos’. Acredita-se que o Instituto Alicerce desempenha um papel fundamental no apoio educacional dos estudantes, fornecendo suporte adicional durante o período de recuperação das consequências da pandemia, bem como que a abordagem social auxilia os alunos a superar as lacunas de aprendizagem resultantes das interrupções causadas pela COVID-19. Assim, tem-se como metodologia uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas e observações com os alunos atendidos pelo Instituto Alicerce, educadores envolvidos no projeto e gestores. Também serão analisados documentos e relatórios institucionais para obter uma visão abrangente do impacto do programa. Espera-se que os resultados analisados retratem significativa melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, aumento da motivação e engajamento escolar, fortalecimento das habilidades socioemocionais e redução das desigualdades educacionais. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de Bueno (2019), Fleith e Reis (2019), Smith (2020) e Zanella (2018) que abordam relevantes aspectos sobre a importância da temática na Educação Básica, bem como discutem os desafios e as possibilidades em relação à jornada escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3914_TB4725_19112023202023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }