EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: UM CAMINHO PARA O RECONHECIMENTO DAS CULTURAS INFANTIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4746 "inscrito_id" => 13205 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: UM CAMINHO PARA O RECONHECIMENTO DAS CULTURAS INFANTIS." "resumo" => "A elaboração deste artigo emerge de inquietações acerca das infâncias, na perspectiva de suas culturas em interface com a Educação Intercultural Crítica. Deste modo, compreende-se que no cenário de educação tradicional as culturas infantis são invisibilizadas, dada a perspectiva homogeneizadora que permeia o ambiente escolar. Assim, concebe-se a necessidade de pensar uma educação que atenda a multiplicidade, diversidade das infâncias e acolha suas intersecções como exemplo: gênero, classe, etnia, dentre outras questões. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa ancorada nos fundamentos metodológicos de Lakatos e Marconi (2003).No que tange ao referencial teórico, essa pesquisa desenvolve-se com base nos estudos de : Sarmento (2002), Corsaro (2011), Oliveira (2015), Candau (2016), Dussel (2016). Como resultados preliminares evidenciam-se que: A educação intercultural crítica é um basilar para o reconhecimento das culturas infantis na escola, uma vez que ela se apresenta como uma proposta de respeito as diferenças e uma visão contra hegemônica de cultura. Dessa feita, identifica-se que a interculturalidade, revela a conexão entre os sujeitos únicos e seus contextos culturais múltiplos sem esquecer daquilo que é considerado subjetivo nesse processo articulatório. Por fim, acredita-se que a educação intercultural crítica representa um caminho para o reconhecimento das infâncias em suas culturas, por trazer significado as práticas das crianças dentro e fora da escola, partindo da sua realidade e especificidades enquanto sujeitos autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13205_TB4746_04102023202414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DAYSE" "autor_email" => "dayseuepa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4746 "inscrito_id" => 13205 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: UM CAMINHO PARA O RECONHECIMENTO DAS CULTURAS INFANTIS." "resumo" => "A elaboração deste artigo emerge de inquietações acerca das infâncias, na perspectiva de suas culturas em interface com a Educação Intercultural Crítica. Deste modo, compreende-se que no cenário de educação tradicional as culturas infantis são invisibilizadas, dada a perspectiva homogeneizadora que permeia o ambiente escolar. Assim, concebe-se a necessidade de pensar uma educação que atenda a multiplicidade, diversidade das infâncias e acolha suas intersecções como exemplo: gênero, classe, etnia, dentre outras questões. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa ancorada nos fundamentos metodológicos de Lakatos e Marconi (2003).No que tange ao referencial teórico, essa pesquisa desenvolve-se com base nos estudos de : Sarmento (2002), Corsaro (2011), Oliveira (2015), Candau (2016), Dussel (2016). Como resultados preliminares evidenciam-se que: A educação intercultural crítica é um basilar para o reconhecimento das culturas infantis na escola, uma vez que ela se apresenta como uma proposta de respeito as diferenças e uma visão contra hegemônica de cultura. Dessa feita, identifica-se que a interculturalidade, revela a conexão entre os sujeitos únicos e seus contextos culturais múltiplos sem esquecer daquilo que é considerado subjetivo nesse processo articulatório. Por fim, acredita-se que a educação intercultural crítica representa um caminho para o reconhecimento das infâncias em suas culturas, por trazer significado as práticas das crianças dentro e fora da escola, partindo da sua realidade e especificidades enquanto sujeitos autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13205_TB4746_04102023202414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DAYSE" "autor_email" => "dayseuepa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }