EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES PÓS PANDEMIA DE COVID-19
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4784 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES PÓS PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "Em 2020, o Brasil interrompeu as suas atividades presenciais, para atender às medidas de vigilância sanitária contra a covid-19. O isolamento social substituiu a nossa experiência anterior transformando-a em uma realidade virtual, trazendo muitas consequências para o trabalho dos profissionais da educação. A Educação Infantil (EI) – primeira etapa da Educação Básica – que tem particularidades que a diferenciam das outras fases da Educação, especialmente quanto aos usos das tecnologias digitais na prática pedagógica, sofreu os impactos desta mudança. Visando refletir a respeito das discussões concernentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a educação infantil, faz-se necessário também pensar sobre a formação dos docentes. Dessa forma, buscamos compreender como esses profissionais – por meio da sua formação e experiência - podem articular de forma crítica os processos de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias junto aos seus alunos. A partir da aplicação de um questionário, profissionais que atuaram na educação infantil durante o período da pandemia, construíram relatos sobre essa experiência, refletindo a respeito da educação e do uso das tecnologias com crianças pequenas. Nosso objetivo principal foi compreender qual o papel e o posicionamento do professor relacionado ao uso das TIC na Educação Infantil. Esse trabalho é um desdobramento da pesquisa desenvolvida durante o mestrado da primeira autora e os resultados desta apontam muitas as nuances que permeiam o uso das tecnologias na educação infantil. Ter consciência de que o uso dessas ferramentas tecnológicas pode ser aliado do professor no processo de ensino-aprendizagem é essencial, assim como a importância da formação docente como peça-chave no auxílio ao desenvolvimento das crianças. Mas além disso, pensar sobre as implicações deste uso, de forma crítica, também se torna uma postura importante neste processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4784_02102023202819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES" "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4784 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES PÓS PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "Em 2020, o Brasil interrompeu as suas atividades presenciais, para atender às medidas de vigilância sanitária contra a covid-19. O isolamento social substituiu a nossa experiência anterior transformando-a em uma realidade virtual, trazendo muitas consequências para o trabalho dos profissionais da educação. A Educação Infantil (EI) – primeira etapa da Educação Básica – que tem particularidades que a diferenciam das outras fases da Educação, especialmente quanto aos usos das tecnologias digitais na prática pedagógica, sofreu os impactos desta mudança. Visando refletir a respeito das discussões concernentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a educação infantil, faz-se necessário também pensar sobre a formação dos docentes. Dessa forma, buscamos compreender como esses profissionais – por meio da sua formação e experiência - podem articular de forma crítica os processos de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias junto aos seus alunos. A partir da aplicação de um questionário, profissionais que atuaram na educação infantil durante o período da pandemia, construíram relatos sobre essa experiência, refletindo a respeito da educação e do uso das tecnologias com crianças pequenas. Nosso objetivo principal foi compreender qual o papel e o posicionamento do professor relacionado ao uso das TIC na Educação Infantil. Esse trabalho é um desdobramento da pesquisa desenvolvida durante o mestrado da primeira autora e os resultados desta apontam muitas as nuances que permeiam o uso das tecnologias na educação infantil. Ter consciência de que o uso dessas ferramentas tecnológicas pode ser aliado do professor no processo de ensino-aprendizagem é essencial, assim como a importância da formação docente como peça-chave no auxílio ao desenvolvimento das crianças. Mas além disso, pensar sobre as implicações deste uso, de forma crítica, também se torna uma postura importante neste processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4784_02102023202819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES" "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }