RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98267 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4793_03102023201526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES" "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98267 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4793_03102023201526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES" "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }