CONSTRUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTES E QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4987 "inscrito_id" => 16963 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTES E QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho é um Relato de Experiência de uma atividade interdisciplinar, na qual foram explorados o fazer artístico entre as disciplinas de Artes e Química para a construção dos Modelos Atômicos de John Dalton, J. J. Thomson, Ernest Rutherford, Niel Bohr e Erwin Schrodinger. A interdisciplinaridade exige investigar quais são os pontos de convergência existentes entre as disciplinas envolvidas, seja no âmbito educacional ou no âmbito científico. O objetivo deste estudo foi construir de forma concreta e criativa a evolução dos Modelos Atômicos, considerando que conteúdos com alto grau de abstração requerem o desenvolvimento de habilidades visuais dos alunos. Podemos entender que a etapa de internalização acontece a partir do uso de objetos de visualização, que são formas de representar um dado modelo conceitual, construídos com o intuito de representar algo que não o próprio objeto. O material foi produzido com bolinhas de isopor, arames e tinta gauche. A experiência foi realizada com a turma do 1° Ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFPB – Campus Sousa. O trabalho resultou na elaboração de cinco Modelos Atômicos, em que foi percebido a interação do estudante com a ciência de forma divertida, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16963_TB4987_03102023224355.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEÓRGIA BATISTA VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA" "autor_email" => "georgia.lima@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4987 "inscrito_id" => 16963 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTES E QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho é um Relato de Experiência de uma atividade interdisciplinar, na qual foram explorados o fazer artístico entre as disciplinas de Artes e Química para a construção dos Modelos Atômicos de John Dalton, J. J. Thomson, Ernest Rutherford, Niel Bohr e Erwin Schrodinger. A interdisciplinaridade exige investigar quais são os pontos de convergência existentes entre as disciplinas envolvidas, seja no âmbito educacional ou no âmbito científico. O objetivo deste estudo foi construir de forma concreta e criativa a evolução dos Modelos Atômicos, considerando que conteúdos com alto grau de abstração requerem o desenvolvimento de habilidades visuais dos alunos. Podemos entender que a etapa de internalização acontece a partir do uso de objetos de visualização, que são formas de representar um dado modelo conceitual, construídos com o intuito de representar algo que não o próprio objeto. O material foi produzido com bolinhas de isopor, arames e tinta gauche. A experiência foi realizada com a turma do 1° Ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFPB – Campus Sousa. O trabalho resultou na elaboração de cinco Modelos Atômicos, em que foi percebido a interação do estudante com a ciência de forma divertida, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16963_TB4987_03102023224355.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEÓRGIA BATISTA VIEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA" "autor_email" => "georgia.lima@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }