Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL

Palavra-chaves: SÉRIES DE TV, AUDIOVISUAL, TEXTUAL GENRES Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9850
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 583
    "inscrito_id" => 661
    "titulo" => "AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL"
    "resumo" => "Vivemos em uma era privilegiada no que diz respeito à tecnologia. São inúmeros os aparelhos criados para facilitar o nosso dia-a-dia, e a informação chega a caber, literalmente, na palma da mão, graças à popularização da rede mundial de computadores. No que se refere à educação, tais tecnologias chegam em boa hora, levando em consideração o mundo globalizado no qual estamos inseridos, mundo este “dinâmico e multimidiático, muito além da bidimensionalidade estatística do papel e do quadro-negro” (LEFFA, 2009) e que possui o inglês como língua franca. Sabemos que, muitas vezes o “fazer diferente” (OLIVEIRA, 2009) no que diz respeito às aulas de Língua Inglesa (LI), pode vir a causar certo “incômodo”, pois ainda se tem a ideia de que aula ministrada é aula com alunos copiando a atividade do quadro. Mas felizes são os (poucos) profissionais que ousam inovar e aprimorar suas aulas, em prol do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Sabemos também, da realidade da escola pública, onde nem todas dispõem de um aparato tecnológico de última geração, mas que, ainda assim, há a possibilidade de se desenvolver atividades dinâmicas nas aulas de língua inglesa, para tal, apresentamos a proposta do uso do vídeo enquanto ferramenta pedagógica nestas aulas, tendo como uma das vantagens o fato de que, a partir do momento em que utilizamos vídeos legendados, os alunos estão praticando o hábito da leitura, pois devem focar a atenção na legenda, para não se perderem no desenrolar do capítulo. O presente trabalho é um relato de experiência do uso do gênero “série de TV”, nas aulas de LI no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira/PB, durante o Módulo III do PIBID, destinado a Textual Genres, de linguagem escrita e visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SÉRIES DE TV, AUDIOVISUAL, TEXTUAL GENRES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_03_18_45_idinscrito_661_27ef4c232b13a76aedf698d2b433f8df.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX"
    "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9850
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 583
    "inscrito_id" => 661
    "titulo" => "AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL"
    "resumo" => "Vivemos em uma era privilegiada no que diz respeito à tecnologia. São inúmeros os aparelhos criados para facilitar o nosso dia-a-dia, e a informação chega a caber, literalmente, na palma da mão, graças à popularização da rede mundial de computadores. No que se refere à educação, tais tecnologias chegam em boa hora, levando em consideração o mundo globalizado no qual estamos inseridos, mundo este “dinâmico e multimidiático, muito além da bidimensionalidade estatística do papel e do quadro-negro” (LEFFA, 2009) e que possui o inglês como língua franca. Sabemos que, muitas vezes o “fazer diferente” (OLIVEIRA, 2009) no que diz respeito às aulas de Língua Inglesa (LI), pode vir a causar certo “incômodo”, pois ainda se tem a ideia de que aula ministrada é aula com alunos copiando a atividade do quadro. Mas felizes são os (poucos) profissionais que ousam inovar e aprimorar suas aulas, em prol do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Sabemos também, da realidade da escola pública, onde nem todas dispõem de um aparato tecnológico de última geração, mas que, ainda assim, há a possibilidade de se desenvolver atividades dinâmicas nas aulas de língua inglesa, para tal, apresentamos a proposta do uso do vídeo enquanto ferramenta pedagógica nestas aulas, tendo como uma das vantagens o fato de que, a partir do momento em que utilizamos vídeos legendados, os alunos estão praticando o hábito da leitura, pois devem focar a atenção na legenda, para não se perderem no desenrolar do capítulo. O presente trabalho é um relato de experiência do uso do gênero “série de TV”, nas aulas de LI no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira/PB, durante o Módulo III do PIBID, destinado a Textual Genres, de linguagem escrita e visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SÉRIES DE TV, AUDIOVISUAL, TEXTUAL GENRES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_03_18_45_idinscrito_661_27ef4c232b13a76aedf698d2b433f8df.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX"
    "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Vivemos em uma era privilegiada no que diz respeito à tecnologia. São inúmeros os aparelhos criados para facilitar o nosso dia-a-dia, e a informação chega a caber, literalmente, na palma da mão, graças à popularização da rede mundial de computadores. No que se refere à educação, tais tecnologias chegam em boa hora, levando em consideração o mundo globalizado no qual estamos inseridos, mundo este “dinâmico e multimidiático, muito além da bidimensionalidade estatística do papel e do quadro-negro” (LEFFA, 2009) e que possui o inglês como língua franca. Sabemos que, muitas vezes o “fazer diferente” (OLIVEIRA, 2009) no que diz respeito às aulas de Língua Inglesa (LI), pode vir a causar certo “incômodo”, pois ainda se tem a ideia de que aula ministrada é aula com alunos copiando a atividade do quadro. Mas felizes são os (poucos) profissionais que ousam inovar e aprimorar suas aulas, em prol do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Sabemos também, da realidade da escola pública, onde nem todas dispõem de um aparato tecnológico de última geração, mas que, ainda assim, há a possibilidade de se desenvolver atividades dinâmicas nas aulas de língua inglesa, para tal, apresentamos a proposta do uso do vídeo enquanto ferramenta pedagógica nestas aulas, tendo como uma das vantagens o fato de que, a partir do momento em que utilizamos vídeos legendados, os alunos estão praticando o hábito da leitura, pois devem focar a atenção na legenda, para não se perderem no desenrolar do capítulo. O presente trabalho é um relato de experiência do uso do gênero “série de TV”, nas aulas de LI no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira/PB, durante o Módulo III do PIBID, destinado a Textual Genres, de linguagem escrita e visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.