A Didática na graduação em Licenciatura em Matemática envolve a teoria e a prática do ensino e aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Teoria Construtivista de Piaget, entre outras, oferecem embasamento para uma abordagem pedagógica reflexiva. Bem como, pode se valer de abordagens contemporâneas e práticas inovadoras onde incluem o uso de tecnologias educacionais, como softwares interativos, aplicativos móveis e recursos online, que ampliam as possibilidades de exploração e compreensão dos conceitos matemáticos. Na faculdade, a disciplina de Didática fornece conhecimentos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino. Os estudantes aprendem a relacionar o conteúdo matemático com as experiências prévias dos alunos, explorando estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática e registros de representação. Ademais, é entendido o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo a interação e a construção coletiva do conhecimento. Na prática, os futuros professores aplicam esses princípios no contexto real. É enfrentado desafios e adaptam suas práticas às necessidades dos alunos. Através da observação, reflexão e análise das situações de ensino-aprendizagem, eles desenvolvem habilidades de planejamento, condução de aulas, mediação de conflitos e avaliação. A Didática na prática requer flexibilidade e capacidade de adaptação às características únicas de cada turma. Os professores buscam aprimorar suas práticas, utilizando o embasamento teórico e refletindo os resultados. O objetivo é melhorar continuamente o ensino, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. Outrossim, a pedagogia da diversidade e inclusão é valorizada, reconhecendo a importância de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e contextos socioculturais. Dessa forma, a didática busca constantemente se atualizar e se adequar às demandas e realidades da educação contemporânea, promovendo uma formação de qualidade e um ensino de Matemática mais significativo e acessível aos discentes.