Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROFESSOR REFLEXIVO E A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada na turma da educação infantil. Os dados gerados apresentam reflexões acerca do ensino da geometria nas salas de educação infantil, uma vez que, reconhecemos as dificuldades referentes à exploração desses conteúdos. Apresentaremos uma discussão acerca de algumas estratégias metodológicas para o ensino das formas geométricas, que vão além de desenhos e pinturas. Essa investigação, parte do princípio da necessidade de associar a geometria as situações participativas, exploratórias, investigativas e problematizadoras, favorecendo assim, o desenvolvendo do raciocínio lógico matemático, a aprendizagem colaborativa, a criatividade, percepção visual e motora. O referencial teórico metodológico traz contribuições de Lorenzato ( 2006), RCNEI ( 2001) Abrantes ( 1999) Smole ( 2003), entre outros. A pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma turma do Pré-II, com 32 alunos e uma professora da rede pública do município de Campina Grande –PB. Este artigo apresenta dados que revelam a necessidade de planejar o ensino da geometria, especificamente o ensino das formas geométricas, através de situações comunicativas e desafiadoras. Os resultados evidenciam a importância de desenvolver estratégias metodológicas que redimensionem o ensino das formas geométricas, indo além do reconhecimento e nomeação das mesmas. Nesse sentido, apresentamos ainda, a necessidade do educador tornar-se um professor-reflexivo, reavaliando e redimensionando sua prática, participando sempre de formações continuadas e principalmente, reconhecendo que a sua prática docente, pode e deve ser constantemente reconhecida como um lugar privilegiado para pesquisa e mudanças, registrando e observando, os avanços e dificuldades dos alunos, durante o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fazer sempre uma relação entre as teorias existentes e sua ação docente. Acreditamos que essas reflexões serão oportunas para serem discutidas no GT-10; Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades.

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