METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98613 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5230 "inscrito_id" => 9906 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são propostas didático-pedagógicas que objetivam conduzir o aluno ao centro do processo educativo, incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Em contrapartida ao ensino tradicional, que é centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, as metodologias ativas valorizam o papel do aluno como protagonista. No contexto das escolas públicas, a utilização dessas metodologias pode ser desafiadora, devido à falta de infraestrutura, materiais e recursos humanos adequados. Assim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre as metodologias ativas que podem ser aplicadas em contextos diversos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando revisão da literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar, utilizando os descritores: Metodologias Ativas, Ensino Público e Aprendizagem Ativa. Foram encontrados nove estudos que apresentaram caminhos viáveis para a alfabetização, alinhadas aos objetivos de educadores que enfrentam limitações de recursos. As metodologias ativas destacadas foram: Aprendizagem baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia de Problematização. Essas abordagens mostraram-se caminhos possíveis para processos de alfabetização pautados na perspectiva discursiva, no contexto das escolas públicas. Ressalta-se que as metodologias ativas são possibilidades e podem ser utilizadas de forma contextualizada com os cotidianos, considerando as características dos estudantes, o ambiente escolar e a o objetivo pedagógico a ser alcançado, visando uma aprendizagem significativa e a valorização das experiências dos alunos na alfabetização. Conclui-se que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem representam abordagens pedagógicas que legitimam o papel do aluno no centro dos processos educativos, reconfigurando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Embora sua aplicação em escolas públicas apresente desafios, é possível adotar metodologias viáveis, sendo fundamental que os educadores estejam abertos à inovação e busquem estratégias que se adequem à realidade da escola e dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9906_TB5230_10122023195824.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "anabeatrizoliveiradasilva" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98613 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5230 "inscrito_id" => 9906 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são propostas didático-pedagógicas que objetivam conduzir o aluno ao centro do processo educativo, incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Em contrapartida ao ensino tradicional, que é centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, as metodologias ativas valorizam o papel do aluno como protagonista. No contexto das escolas públicas, a utilização dessas metodologias pode ser desafiadora, devido à falta de infraestrutura, materiais e recursos humanos adequados. Assim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre as metodologias ativas que podem ser aplicadas em contextos diversos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando revisão da literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar, utilizando os descritores: Metodologias Ativas, Ensino Público e Aprendizagem Ativa. Foram encontrados nove estudos que apresentaram caminhos viáveis para a alfabetização, alinhadas aos objetivos de educadores que enfrentam limitações de recursos. As metodologias ativas destacadas foram: Aprendizagem baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia de Problematização. Essas abordagens mostraram-se caminhos possíveis para processos de alfabetização pautados na perspectiva discursiva, no contexto das escolas públicas. Ressalta-se que as metodologias ativas são possibilidades e podem ser utilizadas de forma contextualizada com os cotidianos, considerando as características dos estudantes, o ambiente escolar e a o objetivo pedagógico a ser alcançado, visando uma aprendizagem significativa e a valorização das experiências dos alunos na alfabetização. Conclui-se que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem representam abordagens pedagógicas que legitimam o papel do aluno no centro dos processos educativos, reconfigurando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Embora sua aplicação em escolas públicas apresente desafios, é possível adotar metodologias viáveis, sendo fundamental que os educadores estejam abertos à inovação e busquem estratégias que se adequem à realidade da escola e dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9906_TB5230_10122023195824.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ" "autor_email" => "anabeatrizoliveiradasilva" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }